Wall Street avança à boleia dos dados do consumo

As bolsas norte-americanas arrancam o mês em terreno positivo, invertendo o sentimento dos últimos dias. Os investidores estão a digerir os dados do consumo e da inflação. 

Depois de terem fechado o terceiro trimestre com o pior desempenho trimestral desde o ínicio da pandemia, as bolsas norte-americanas arrancam o mês em “terreno positivo”. Os investidores estão a digerir os dados do consumo e da inflação.

O índice de referência S&P 500 soma 0,48% para 4.328,17 pontos, enquanto o industrial Dow Jones valoriza 0,63% para 34.057,11 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq avança 0,37% para 14.502,32 pontos.

Nesta sessão, os investidores estão a digerir os dados da inflação. Em agosto este indicador manteve uma trajetória ascendente, com o índice de preços aos consumidor a subir 0,3%, ou seja, o mesmo valor que tinha crescido no mês anterior. No acumulado dos 12 meses até agosto, a inflação disparou 3,6%, igualando o registo de julho.

Recorde-se que na quinta-feira, no discurso perante a comissão dos serviços financeiros da Câmara dos Representantes, o presidente da Fed abordou uma vez mais a questão do aumento dos preços no consumidor, referindo que espera algum alívio da inflação no primeiro semestre de 2022.

Também esta sexta-feira os dados divulgados pelo departamento do Comércio norte-americano apontam para um aumento de 0,8% nos gastos ao consumidor em agosto, apesar da queda nas vendas de veículos motorizados na sequência da escassez global de semicondutores, que está prejudicar a produção de automóveis um pouco por todo o mundo. Estes dados superaram as expectativas dos analistas.

Não obstante, o departamento do Comércio reviu em baixa os dados referentes a julho. Os gastos ao consumidor recuaram 0,1% em julho, ao invés de terem crescido 0,3%, como foi divulgado anteriormente. Estes dados acentuam a tese de que a economia norte-americana desacelerou no terceiro trimestre.

Entre as cotadas em destaque nesta sessão está a Meck & Co, depois de ter sido revelado que o medicamento experimental oral contra a Covid-19 que está a desenvolver é eficaz contra variantes da Covid. Neste contexto, os títulos da empresa avançam 9,85% para 82,51 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street avança à boleia dos dados do consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião