Facebook coloca lucros à frente da segurança dos utilizadores, diz delatora

  • ECO
  • 4 Outubro 2021

Relatórios internos do Facebook mostram que esta gigante tem conhecimento dos efeitos negativos que está a causar nos seus utilizadores. Documentos foram divulgados por ex-trabalhadora.

Uma antiga trabalhadora do Facebook trouxe a público milhares de documentos internos da empresa de Mark Zuckerberg, que garante mostrarem que a rede social falhou na proteção dos seus utilizadores, colocando o lucro como prioridade.

De acordo com a Bloomberg, os documentos “partilhados” por Frances Haugen mostram que o Facebook tinha conhecimento do impacto negativo nos utilizadores de serviços como o Instagram, mas não fez nada para o dar a conhecer. Aliás, foi a opção do Facebook de repetidamente colocar os lucros à frente do bem-estar dos internautas que levou a ex-trabalhadora a levar a cabo a denúncia em questão, assegurou a mesma. “O Facebook escolheu, vezes e vezes sem conta, otimizar [os serviços] com vista aos seus próprios interesses, como os lucros“, sublinhou Haugen, na sua primeira entrevista.

O Financial Times acrescenta que esta ex-trabalhadora acusou mesmo o Facebook de mentir, exagerando os progressos que tem feito em relação à luta contra o ódio, violência e desinformação nas redes sociais.

Esta denúncia está já gerar polémica em Washington, com os legisladores a acusarem agora o Facebook de “encobrir” os relatórios sobre os efeitos negativos desta rede social. De notar que os documentos divulgados pela ex-trabalhadora referem-se, por exemplo, ao impacto do Instagram na saúde mental dos mais jovens, à moderação de conteúdo e à diferenciação no tratamento entre os perfis mais populares e os demais.

Frances Haugen deverá dar o seu testemunho, esta terça-feira, no Senado dos Estados Unidos, no subcomité dedicado à proteção dos consumidores, no âmbito de uma audição dedicada à proteção dos mais jovens no mundo digital.

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