Hotéis atraem turistas com IVAucher. Até duplicam o voucher

Livrarias, restaurantes e hotéis estão a aderir ao IVAucher. Apressaram-se a inscrever no programa do Governo, fazendo eco desse feito. Mas há, na hotelaria, quem vá mais longe e duplique o benefício.

Nos cafés, restaurantes, mas também nas livrarias e nos hotéis. São muitos os estabelecimentos onde os portugueses podem gastar os milhões de euros de IVA que acumularam durante os meses do verão, no âmbito do IVAucher. São vários os espaços comerciais que procuram, nesta fase do programa, atrair clientes que gastem tanto os euros devolvidos pelo Estado como os que juntaram neste período de pandemia. Muitos fazem campanhas, mas na hotelaria há quem vá um pouco mais longe e dê novos vales para quem reservar com o IVAucher.

Desde 1 de outubro que os contribuintes podem começar a descontar o dinheiro gasto com o IVA nos setores da cultura, restauração e alojamento. O consumidor paga a totalidade da fatura e é depois reembolsado até um máximo de 50% do valor da despesa, no prazo de dois dias úteis na conta bancária associada ao cartão de pagamento utilizado. É um incentivo ao consumo para ajudar setores que foram mais castigados pela pandemia, mas também para dar um impulso à retoma da economia.

Ao todo há 82 milhões de euros que vão injetar mais de 160 milhões na economia. Livrarias como a Wook aderiram ao programa, explicando por email aos clientes como podem utilizar estes milhões de euros nas suas lojas, mas também há muitos restaurantes, entre eles muitas cadeias de fast food, que estão a aproveitar o “selo” do IVAucher para chamarem mais consumidores. E o mesmo acontece com algumas das maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal.

O Vila Galé foi dos primeiros a anunciar publicamente que aderiu ao programa. Também o Pestana Hotel Group foi rápido a aderir ao IVAucher, convidando os consumidores a ficarem hospedados nos seus hotéis. “De Vila Real de Santo António a Viana do Castelo com Évora, Lisboa e Porto pelo meio, na Madeira ou Açores, os hóspedes poderão conhecer o país e aproveitar o desconto nos hotéis e pousadas do grupo hoteleiro”, diz a cadeia hoteleira. O Grupo Hoti Hotels também aceita o desconto, salientando que oiVAucher poderá ser utilizado tanto nas estadias como nos restaurantes” das suas unidades.

Contudo, há quem vá mais longe. Em vez de alertar apenas para a adesão ao programa, a Discovery Hotel Management decidiu lançar uma campanha de descontos associada ao programa que passa por dar um voucher a quem fique nos hotéis do grupo com recurso ao IVAucher.

“Aqui o IVAucher vale por dois”, é o mote da campanha. A ideia é que os turistas utilizem o saldo do IVAucher para descontar na estadia, sendo que no final da estadia será dado um outro vale da Discovery Hotel Management “de valor igual ao seu IVAucher para usar noutro hotel” da cadeia que tem unidades hoteleiras como o Douro 41, o Évora Farm Hotel, o Santiago Hotel Cooking & Nature ou o Praia Verde Boutique Hotel.

Este voucher é “entregue para estadias cuja reserva foi feita através do programa IVAucher (de outubro a dezembro, 2021)“, sendo que será “válido para utilização em estadias após a sua data de emissão e até dia 31 de março de 2022“.

A atribuição deste voucher, igual ao valor utilizado do saldo do IVAucher, acaba por ser um duplicar do incentivo para o consumidor, uma lógica que em tempos foi replicada pelas fabricantes de automóveis na compra de veículos novos mediante o abate do usado. Recorde-se que durante os anos em que vigorou o incentivo ao abate, várias empresas chegaram a duplicar ou mesmo a triplicar o valor do apoio para descontar na compra do novo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hotéis atraem turistas com IVAucher. Até duplicam o voucher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião