Espanha abranda mas lidera crescimento na zona euro
O principal parceiro comercial português liderou o crescimento da zona euro no último trimestre de 2016. Mas ameaça perder gás. Portugal também cresceu acima da média.
O principal parceiro comercial português liderou o crescimento na zona euro, no último trimestre de 2016. Espanha cresceu 3% em termos homólogos. Contudo, perdeu gás pelo segundo trimestre consecutivo.
De acordo com o Eurostat, Espanha tinha crescido 3,4% no primeiro e segundo trimestres de 2016. No terceiro trimestre abrandou para 3,2% e agora registou apenas 3%. Ainda assim, os dados da evolução em cadeia mostram um primeiro semestre com ganhos trimestrais de 0,8%, e uma segunda metade do ano com crescimento de 0,7%.
Portugal também se destacou pela positiva, com um crescimento acima da média tanto da zona euro, como da União Europeia.
Além da economia portuguesa, também a Eslováquia, Chipre, Lituânia e Holanda cresceram acima da média. Já a Grécia e a Finlândia destacaram-se como os países da moeda única que apresentaram taxas de crescimento mais baixas: as duas economias cresceram apenas 0,3%.
Portugal cresceu acima da média
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha abranda mas lidera crescimento na zona euro
{{ noCommentsLabel }}