Putin diz que criptomoedas “podem ser usadas como meio de pagamento”

  • ECO
  • 14 Outubro 2021

A Rússia ainda não aceita criptomoedas como meio de pagamento, mas há sinais de tolerância por parte de Vladimir Putin. "As criptomoedas têm o direito de existir", disse o líder russo.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, mostrou-se tolerante em relação às criptomoedas e até admitiu que podem vir a ser usadas como meio de pagamento. Isto numa altura em que cresce o escrutínio por parte dos reguladores de todo o mundo.

“As criptomoedas têm o direito de existir e podem ser usadas como meio de pagamento”, disse o líder russo, numa entrevista à CNBC, citada pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês), esta quinta-feira. Vladimir Putin frisou, ainda assim, que é “demasiado cedo” para falar do potencial uso deste tipo de moedas na comercialização de petróleo e de outro tipo de bens exportados pela Rússia.

Os reguladores de todo o mundo estão especialmente atentos às criptomoedas, já que receiam que possam vir a ser associadas a esquemas de branqueamento de capitais e a atividade criminosa.

A Rússia, por sua vez, tem estado à procura de alternativas à comercialização com base no dólar, desde as sanções a que foi sujeita em 2014 após a anexação da Crimeia. O presidente russo acusou os Estados Unidos de terem usado, nessa ocasião, a moeda como uma arma. Apesar dos sinais de tolerância deixados por Putin, o Banco da Rússia tem avisado os investidores quanto à volatilidade destas moedas digitais e alertado que não são reconhecidas ainda como meio de pagamento, por terras russas.

Em comparação, na China, por exemplo, as transações baseadas em criptomoedas foram, recentemente, banidas. E nos Estados Unidos, a Casa Branca está a ponderar rever as políticas até agora adotadas, o que poderá traduzir-se em nova regulação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin diz que criptomoedas “podem ser usadas como meio de pagamento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião