Número de passageiros nos aeroportos nacionais dispara 76% em agosto, mas continua abaixo de 2019

Aeroportos nacionais receberam 3,9 milhões de passageiros em agosto, mais 76% do que no ano passado. Ainda assim, número continua abaixo dos níveis pré-pandemia.

Os aeroportos nacionais receberam 3,9 milhões de viajantes em agosto, o equivalente a uma subida de 76,3% face ao mesmo mês do ano passado. A estimativa rápida publicada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra que o setor do turismo continuou o caminho de recuperação durante o verão, mas os números continuam cerca de 40% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Em agosto, aterraram nos aeroportos nacionais 17,4 mil aeronaves em voos comerciais, mais 39,9% do que no período homólogo, que transportaram 3,9 milhões de pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, foram transportadas 16,1 mil toneladas, mais 55,3% do que em agosto do ano passado, mês em que a pandemia persistia no país.

Aeronaves aterradas e passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais – diário.INE

Entre janeiro e agosto de 2021, comparando com o mesmo período de 2020, foram movimentados 12,2 milhões de passageiros, o equivalente a uma quebra de 9,2%. O aeroporto de Lisboa movimentou 44,9% do total de passageiros (5,5 milhões) e registou um decréscimo de 22,3%.

Considerando os três aeroportos com maior tráfego anual, Faro teve um acréscimo do movimento de passageiros neste período (1,5 milhões; +3,8%), apesar de o valor se encontrar ainda distante do registado no mesmo período em 2019 (6,3 milhões de passageiros, -76,3%), diz o INE.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e agosto de 2021, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguida do Reino Unido e da Alemanha.

(Notícia atualizada às 11h51 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros nos aeroportos nacionais dispara 76% em agosto, mas continua abaixo de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião