Mortágua acusa PS de querer “desgastar” partidos à esquerda

  • ECO
  • 19 Outubro 2021

A deputada do Bloco diz que a estratégia dos socialistas passa por "desgastar" os partidos à esquerda, em vez de querer garantir a estabilidade da governação. E volta a acusar o PS de "chantagem".

No dia em que o Bloco e o Governo PS voltam à mesa das negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022), Mariana Mortágua escreve um duro artigo de opinião no Jornal de Notícias (acesso pago) a criticar os socialistas por terem como preocupação “o desgaste dos partidos à esquerda” em vez de a estabilidade da governação. A deputada do Bloco acusa o PS de apenas ceder nos Orçamentos em “medidas pontuais, que muitas vezes ficam por cumprir”, mostrando de novo desconfiança dos compromissos assumidos pelo Executivo de António Costa.

Foi essa desconfiança que levou os bloquistas a exigirem um acordo político escrito na semana passada. O Governo pediu uma proposta concreta e o Bloco enviou esta segunda-feira um documento com nove propostas, focadas no Serviço Nacional de Saúde, na Segurança Social e na legislação laboral, para incluir na proposta do Governo que Mortágua apelida de um “um Orçamento tão poucochinho”. No artigo de opinião, a deputada do Bloco faz questão de dizer que as propostas do Governo para a caducidade dos contratos coletivos e a exclusividade dos médicos só criaram “confusão” e são insuficientes.

Perante aquilo a que chama de “ameaça de crise política para tentar chantagear” o Bloco, Mariana Mortágua ataca António Costa por “achar que ganha sempre”, submetendo “os partidos à esquerda numa negociação sem cedências ou culpá-los-á por uma crise política que ninguém deseja”. “Enfrentamos as chantagens, decidimos sobre soluções concretas”, assegura, remetendo para o primeiro-ministro “o poder de fazer ou não um acordo para o Orçamento de 2022”. “Depende exclusivamente da sua vontade”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mortágua acusa PS de querer “desgastar” partidos à esquerda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião