Ricardo Negrão escolhido para chefiar negócio Cyber Risk na Aon Portugal
Com longa experiência na área de sistemas de informação, o novo responsável da Aon esteve ultimamente na PLMJ implementando a primeira solução com SAP numa sociedade de advogados em Portugal
Ricardo Negrão foi nomeado Head of Cyber Risk da Aon em Portugal, assumindo a responsabilidade pela área de negócio da empresa dedicada ao desenvolvimento e implementação de estratégias e soluções de gestão do risco cibernético junto dos seus clientes, anunciou a companhia líder em serviços profissionais em corretagem de seguros, consultoria de risco, reformas e saúde.
Com mais de 20 anos de experiência acumulada em consultoria de sistemas de informação, Ricardo Negrão desempenhou vários projetos, entre os quais a implementação de ERPs (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), de solução de cloud, de soluções Microsoft e soluções de segurança, e na área da cibersegurança, tendo desenvolvido e implementado um SOC (Centro de Operações de Segurança), uma ferramenta de SIEM (Sistema de Gestão de Informação e Eventos de Segurança), um programa de awareness para os colaboradores, boas práticas e controlos de segurança e introdução de controlos relacionados com o normativo do RGPD.
Sobre a estratégia da Aon para a área de Cyber Risk, Ricardo Negrão afirma que “a digitalização das organizações está cada vez mais avançada e origina novos riscos. Os riscos cibernéticos para os quais as organizações não estão preparadas fazem com que os incidentes de segurança sejam cada vez mais frequentes nas organizações. E para fazer face à escalada destas ameaças, é importante as empresas desenvolverem e implementarem uma estratégia de gestão de risco robusta e adequada ao seu nível de exposição ao digital. Este é um tema importante, no qual a Aon quer contribuir e, em conjunto com os seus clientes e parceiros, encontrar as melhores soluções de acordo com as exigências dos tempos atuais”.
Licenciado em Bioquímica pela Univ. de Coimbra e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Informação pela Univ. Católica, a que junta certificações ISO na área da privacidade de dados pessoais, Ricardo Negrão é também membro ativo na comunidade IT4Legal. O novo Head of Cyber Risk da Aon Portugal iniciou a sua carreira na CapGemini como consultor de sistemas de informação, tendo passado pela Ordem dos Advogados, onde desenvolveu a assinatura digital no contexto da comunicação segura entre os advogados e os sistemas de informação da Justiça.
Posteriormente, acrescenta ainda o comunicado da Aon, Ricardo Negrão colaborou com o Ministério da Justiça, “onde elaborou e desenvolveu o Programa Estratégico de Sistemas de Informação para a Justiça”. Antes de ingressar na Aon Portugal, esteve na PLMJ enquanto responsável pela implementação da primeira solução com SAP numa sociedade de advogados em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ricardo Negrão escolhido para chefiar negócio Cyber Risk na Aon Portugal
{{ noCommentsLabel }}