EDP compensa falta de combustível da Galp, Lisboa avança
Pelo segundo dia seguido, bolsa nacional avançou com a energia do grupo EDP. Faltou combustível à Galp depois da nota de investimento da Haitong prever desvalorização do título.
A bolsa de Lisboa aproveitou novamente a boleia do grupo EDP para fechar em alta pela segunda sessão consecutiva. Foi um dia positivo tanto no PSI-20, com 12 cotadas no verde, como também na generalidade das praças europeias.
O principal índice português somou 0,52% para 4.629,58 pontos, aproveitando o bom desempenho da EDP (valorizou 1,14%) e da EDP Renováveis (subiu 1,21%). Mas a melhor performance pertenceu à Altri, cujas ações dispararam 4,63% para 4,30 euros, o valor mais elevado do último ano.
Único banco presente no PSI-20, o BCP também marcou a sessão pela positiva. As ações do banco liderado por Nuno Amado avançaram 2,34% para 0,1485 euros, uma cotação que avalia a instituição em 2.244 milhões de euros.
A travar ganhos esteve Jerónimo Martins (-0,99%) e a Galp. Os títulos da petrolífera caíram 0,83% para 13,69 euros. A Haitong reviu esta quarta-feira em alta o preço alvo para a Galp, mas continua a antecipar uma queda do títulos. Na nota de investimento, frisou que o balanço sólido deixa a petrolífera em boa posição para aquisições no Brasil. Mas, apesar da melhoria dos resultados nos próximos anos, a política de dividendos não deverá registar grandes alterações.
Galp sem energia
Na Europa, foi o setor financeiro quem deu o mote para os investidores assumirem maior apetite pelo risco. Madrid, Paris, Frankfurt e Londres apresentaram ganhos entre 0,2% e 0,8%, com as ações dos bancos a atingirem máximos de três semanas. Em destaque, o Crédit Agricole acelerou mais de 5%, a melhor sessão desde novembro do ano passado, depois de ter apresentado resultados acima do esperado pelos analistas.
“O Crédit Agricole continua a ser uma dos nossos preferidos em França. Contudo, estamos cientes das incertezas políticas que podem pesar no desempenho do setor financeiro francês”, referiram os analistas da Jefferies.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP compensa falta de combustível da Galp, Lisboa avança
{{ noCommentsLabel }}