Importações atingiram níveis pré-pandemia no terceiro trimestre
Os números do comércio internacional já se encontram acima dos níveis pré-pandemia, no terceiro trimestre deste ano.
As exportações de bens aumentaram em valor 12,3% no terceiro trimestre de 2021, enquanto as importações dispararam 20%, face ao mesmo período do ano passado, revela a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Estes números representam um abrandamento face ao trimestre anterior, quando cresceram 48,9% e 49,2%, respetivamente.
Já se compararmos com o período ainda antes de ter surgido a pandemia de Covid-19, os níveis estão já mais elevados, tanto nas exportações (como já se tinha verificado no trimestre anterior) como importações. Face ao terceiro trimestre de 2019, registaram-se acréscimos de 8,9% nas exportações e 5,3% nas importações, adianta o INE.
Durante o ano de 2020, o comércio internacional foi bastante influenciado pela pandemia, que trouxe restrições às deslocações de bens e travões no consumo. Em 2021 já se tem vindo a notar uma recuperação, com as restrições para mitigar os efeitos da Covid-19 a serem levantadas, nomeadamente devido aos avanços da vacinação.
A estimativa rápida trimestral do Comércio Internacional, elaborada pelo INE, tem por base os dados do apuramento a 25 dias do último mês do trimestre e no que se refere aos dois primeiros meses do período de referência, os dados divulgados no mês anterior.
Os últimos dados mensais disponíveis são relativos a agosto, e mostram que as exportações portuguesas de bens aumentaram 16,6% e as importações subiram 21,9% nesse mês, face ao mesmo período de 2020.
(Notícia atualizada às 11h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Importações atingiram níveis pré-pandemia no terceiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}