Lucros das cotadas acima do esperado dão gás a Wall Street

No terceiro trimestre, as empresas norte-americanas lucraram mais do que o esperado pelos analistas, dando otimismo aos mercados. Contudo, o PIB desacelerou para o crescimento mais baixo em um ano.

Os principais índices norte-americanos estão a valorizar no arranque desta sessão, beneficiando dos ganhos de cotadas como a Caterpillar, a Merck e a Ford que divulgaram resultados trimestrais acima do esperado. Esse efeito positivo está a superar o impacto negativo da desaceleração da economia norte-americana no terceiro trimestre deste ano que se conheceu também esta quinta-feira.

O Dow Jones sobe 0,29% para os 35.593,1 pontos, o Nasdaq avança 0,52% para os 15.314,95 pontos — aproximando-se do máximo alcançado a 7 de setembro, ajudado pelos bons resultados das cotadas tecnológicas — e o S&P 500 valoriza 0,55% para os 4.576,68 pontos.

Os dados preliminares indicam que o PIB dos EUA cresceu, entre julho e setembro deste ano, ao ritmo mais lento em mais de um ano, o que está relacionado com a base de comparação de 2020 ser mais elevada do que nos trimestres anteriores devido aos timings da pandemia. O PIB norte-americano cresceu 2% em termos homólogos, penalizado ainda pela disrupção em algumas cadeias de valor internacionais e pela falta de alguns bens e de força de trabalho.

Há algumas preocupações com o crescimento económico, mas esta desaceleração deve-se à variante Delta e é claro que a Covid-19 está a tornar-se lentamente num não-assunto e que se aposta numa recuperação forte no quarto trimestre“, perspetiva o analista da OANDA, Edward Moya, à Reuters.

Os investidores aguardam pelos resultados das gigantes Apple — o foco estará na perspetiva de vendas do novo iPhone 13 numa altura em que se enfrentam dificuldades na sua produção — e Amazon, que vão divulgá-los após o fim da sessão, mas antes do arranque já tiveram boas notícias que estão a puxar pelas ações.

Foi o caso da Ford que anunciou lucros acima do esperado no terceiro trimestre e aumentou a sua previsão anual, levando as ações a valorizar mais de 9%. Nota também para a subida de 1,5% da Caterpillar (construtora), depois de divulgar que os lucros beneficiaram do elevado preço de alguns bens, e para a valorização de 1,7% da Merck (farmacêutica), depois de ter revelado lucros acima do esperado pelos analistas. De referir ainda o avanço de 3% das ações da Mastercard, operadora de serviços financeiros que também divulgou resultado acima da expectativa.

De acordo com os dados da Refinitiv/Reuters, os lucros das cotadas do S&P 500 deverão crescer 35,6% em termos homólogos no terceiro trimestre. Das cotadas que já apresentaram resultados, 83% superaram as expectativas de lucro e 79% superaram as expectativas de receita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros das cotadas acima do esperado dão gás a Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião