Ocupação Covid em cuidados intensivos sobe 3% numa semana

  • ECO
  • 29 Outubro 2021

Internamentos em cuidados intensivos "apresentam tendência crescente" nas últimas semanas e autoridades avisam que podemos estar no início de uma fase que poderá causar pressão nos serviços de saúde.

A ocupação de camas em unidades de cuidados intensivos (UCI) com casos de Covid-19 voltou a subir na última semana, e deixa as autoridades de saúde em alerta sobre o possível “início de uma fase de crescimento com impacto na pressão nos serviços de saúde”, segundo o relatório semanal de monitorização das “Linhas Vermelhas” da Covid divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral de Saúde e INSA.

Segundo o último balanço, havia um total de 60 doentes a serem tratados em UCI a 27 de outubro, mais 3% em relação à semana anterior.

Embora este valor corresponda a 24% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas, a “tendência crescente” que este indicador tem vindo a assumir nas últimas semanas merece atenção. Com o Rt acima de 1 na maioria das regiões, com exceção do Alentejo, o relatório estima que o “limiar de 240 casos em 14 dias por 100 000 habitantes possa ser ultrapassado em 1 a 2 meses”.

“A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são reduzidos, mas com possível inversão da tendência e início de fase de crescimento nos internamentos em UCI. A avaliação na próxima semana servirá para confirmar a possível inversão de tendência e início de fase de crescimento com impacto na pressão nos serviços de saúde”, diz o relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ocupação Covid em cuidados intensivos sobe 3% numa semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião