Presidente pede aos portugueses para pouparem

No Dia Mundial da Poupança, Marcelo Rebelo de Sousa publicou uma nota na página da Presidência a pedir aos portugueses para pouparem.

Este domingo assinala-se o Dia Mundial da Poupança e a data não foi esquecida em Belém. Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa escreveu que “a pandemia que vivemos no último ano e meio demonstrou a importância da poupança, seja para o país, seja para cada família ou cidadão”.

O Presidente da República reconhece que para “muitos concidadãos não seja fácil poupar”, mas faz um apelo “à promoção da poupança nacional” que considera ser importante “para o financiamento do investimento público e privado”.

“A capacidade de poupança do país é também um garante de autonomia e de liberdade nas escolhas individuais e coletivas. A poupança permite aos cidadãos enfrentar períodos de maiores dificuldades e fazer face a situações inesperadas”, lê-se na página da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa escreve ainda que “a valorização da poupança é particularmente relevante nas gerações mais novas, através da promoção da literacia financeira, algo no qual a escola tem tido um papel cada vez mais importante”.

A poupança em Portugal aumentou durante a pandemia, já que o confinamento impediu que muitos portugueses gastassem o rendimento em consumo.

Depois de ter atingido um pico de 14,2% no primeiro trimestre, a taxa de poupança baixou para os 11,5% no segundo trimestre, o que quer dizer que por cada 100 euros de rendimento, os portugueses puseram de lado 11,5 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente pede aos portugueses para pouparem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião