“Estamos a viver ponto de viragem com várias tensões e indefinições”, diz Marcelo

O Presidente da República sublinha que, no panorama atual e com a saída da pandemia, têm de ser feitas escolhas entre decisões a curto prazo ou a médio e longo prazo.

“Estamos a viver um ponto de viragem, com várias tensões e indefinições”, em Portugal e no mundo, aponta o Presidente da República durante a conferência da CMVM. Marcelo Rebelo de Sousa defende que têm de ser feitas opções, se se avançam com medidas olhando para o curto prazo, ou a médio e longo prazo.

O Presidente enumerou vários desafios que se enfrentam atualmente, destacando o “período de indefinição política” que se vive, numa altura em que vários países vão ter eleições. Nestes, deverá incluir-se também Portugal, já que tudo aponta para a dissolução da Assembleia da República. “É um ponto-chave para as decisões nos mercados de capitais”, uma vez que os investidores “pensam a médio e longo prazo”, sublinha.

Marcelo aponta também como variantes, que contribuem para a indefinição, as tensões entre alguns blocos, como os Estados Unidos e a China, e a formação de novas relações. Há ainda que ponderar o resultado da pandemia, onde se levantam questões como o surgimento de uma nova vaga, bem como a energia, onde se tem de fazer “uma opção entre decisões a curto prazo e longo”, nomeadamente com o aumento de preços mas também com as alterações climáticas.

Neste panorama, a inflação é ainda uma preocupação, mas os sinais apontam para que seja uma situação de curto prazo, sendo que a presidente do BCE, que marcou ontem presença no Conselho de Estado, tem também esta posição, apesar de admitir que tem de ser analisada cuidadosamente. O Presidente sublinha também como positivo que “não é previsível ter um aumento de taxas de juro em 2022” na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estamos a viver ponto de viragem com várias tensões e indefinições”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião