Nas notícias lá fora: Inflação, petróleo e Musk

  • ECO
  • 8 Novembro 2021

Economista-chefe do BCE garante que o aumento da inflação é temporário. Emirados Árabes Unidos avisam EUA que sem a OPEP+ o preço do petróleo estaria bem mais elevado.

O economista-chefe do BCE garante que o aumento da inflação é temporário. Numa altura em que a escalada de preços do petróleo está a puxar pelos preços dos combustíveis, os Emirados Árabes Unidos avisaram os EUA de que sem a OPEP+ os preços do barril podiam ter triplicado. No plano empresarial, a marcar o dia está ainda a notícia de que Elon Musk deverá vender 10% das ações da Tesla que detém.

El País

Atual período de inflação “é muito incomum e temporário”

O aumento da inflação para níveis nunca vistos desde a década de 1990 tem pressionado o Banco Central Europeu (BCE). Mas Philip Lane, economista-chefe, insiste que se trata de uma situação temporária. “É uma questão de tempo e quaisquer descidas que ocorram agora serão compensadas por melhorias posteriores”, disse numa entrevista, afirmando que o banco central vai continuar a garantir condições de financiamento estáveis para as empresas. “Não acreditamos que o processo de recuperação tenha terminado. Haverá um forte crescimento em 2022”, acrescentou.

Leia a entrevista completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Wall Street Journal

Musk deverá vender 10% das suas ações da Tesla após inquérito no Twitter

Elon Musk, presidente executivo da Tesla, disse que a única forma que tem de pagar impostos seria vender ações da Tesla — por isso, promoveu um inquérito no Twitter para saber se esse era o caminho a seguir: “Tem-se falado muito ultimamente sobre as mais-valias potenciais serem um meio de evasão fiscal, por isso, proponho vender 10% das minhas ações na Tesla. Apoiam isto?”, questionou. A votação durou 24 horas e cerca de 58% dos inquiridos, o equivalente a dois milhões de pessoas, responderam que sim. A bola está agora do lado do gestor.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Preços do petróleo podiam triplicar sem OPEP+

Sem a existência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), o preço do petróleo podia ter aumentado ainda mais, apontam os Emirados Árabes Unidos, acrescentando que o grupo continuará a resistir à pressão dos EUA para que aumente a produção. Esta aliança impediu que o preço do barril subisse para “o dobro ou o triplo” dos preços atuais e “isso é algo que precisamos de valorizar”, disse o ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al-Mazrouei.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Financial Times

França investiga império de Sanjeev Gupta

As autoridades francesas abriram uma investigação ao império empresarial de Sanjeev Gupta, que fez fortuna na produção de aço. Os procuradores em Paris referem que, em causa, estão as operações de Gupta em França e suspeitas de “mau uso de ativos empresariais” e “lavagem de dinheiro”. O país é a “casa” de vários ativos da Aliança GFG, a coleção de fábricas e fundições que Gupta acumulou durante uma vaga de aquisições multimilionárias financiada pela Greensill Capital. O colapso de Greensill em março mergulhou a GFG numa crise profunda e desencadeou outras investigações na Alemanha e no Reino Unido.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Reuters

Alguns investidores não receberam juros da Evergrande

Alguns detentores de obrigações emitidas por uma subsidiária da Evergrande ainda não tinham recebido os respetivos juros a 6 de novembro. Em causa está o pagamento de 82,49 milhões de dólares por parte da Scenery Journey, sendo que o acordado era pagar 13% deste valor em novembro de 2022 e 17,75% em novembro de 2023. O não pagamento até 6 de novembro implica um período de carência de 30 dias até a dívida entrar formalmente em incumprimento.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Inflação, petróleo e Musk

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião