“Casa Aberta” para vacinas da gripe e Covid já está disponível para maiores de 80 anos

Os utentes com mais de 80 anos podem, a partir desta segunda-feira, ser vacinados com a terceira dose da vacina contra a Covid e da gripe na modalidade "Casa Aberta", isto é, sem marcação prévia.

A partir desta segunda-feira, os utentes com mais de 80 anos podem ser vacinados com a terceira dose da vacina contra a Covid e da gripe através da modalidade “Casa Aberta”, isto é, sem agendamento prévio. Já o auto-agendamento destas vacinas abre para os maiores de 70 anos.

A terceira dose da vacina contra a Covid começou a ser administrada a 11 de outubro a pessoas residentes em lares de idosos e com mais de 80 anos. Quatro dias depois, a administração desta dose de reforço começou a ser dada às restantes pessoas com mais de 80 anos que não estão em lares, sendo que o processo está a realizar-se por faixa etária decrescente e vai abranger todos os utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

E se desde 26 de outubro, os utentes com mais de 80 anos podiam escolher a data, bem como o local onde pretendem ser inoculados, através do auto-agendamento, a partir desta segunda-feira, os utentes com mais de 80 anos e que tenham recebido a segunda dose vacina contra a Covid há mais de 180 dias, podem deslocar-se a um dos mais de 300 centros do país para serem vacinados com a dose de reforço e a vacina da gripe sem marcação prévia, através da modalidade “Casa Aberta”.

O anúncio tinha sido feito pela diretora-geral da Saúde (DGS) no final da semana passada, ao Público, sendo que Graça Freitas sublinhou que ” o ideal” seria os idosos tirarem uma senha digital no portal da DGS, mas que podiam também aparecer num dos centros espalhados pelo país,”de preferência da parte da tarde”.

Paralelamente, a partir desta segunda-feira o auto-agendamento passará também a estar disponível para os maiores de 70 anos. Além disso, depois do apelo do Sindicato Independente dos Médicos e da Ordem dos Médicos, também os profissionais de saúde e do setor social que lidam com idosos vão começar a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 esta semana.

O objetivo é acelerar o processo de inoculação da terceira dose da vacina contra a Covid e da vacina da gripe, numa altura em que o país está a enfrentar um aumento de casos e que se aproxima a chegada do inverno. Até à passada quinta-feira, cerca de 275 mil pessoas já tinham recebido a terceira dose da vacina, sendo que a meta é vacinar mais de dois milhões de portugueses até dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Casa Aberta” para vacinas da gripe e Covid já está disponível para maiores de 80 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião