Sabe quanto valem os escudos que ainda tem? Pode trocar até fevereiro

Portugueses ainda têm 11,4 milhões de notas de escudo por entregar, que correspondem a aproximadamente 95 milhões de euros. Troca pode ser feita até 28 de fevereiro de 2022.

Ainda tem escudos em casa? Se forem da série dos Descobrimentos pode trocá-los, mas apenas até fevereiro do próximo ano. Este é o último conjunto de notas de escudos que ainda pode ser trocado, com valores que vão desde cerca de dois euros (pela nota de 500 escudos) a 50 euros (pela de 10 mil escudos).

Faltam três meses para o fim do prazo, mas existem ainda 11,4 milhões de notas de escudo que não foram entregues, que correspondem a aproximadamente 95 milhões de euros, sendo que mais de um terço deste valor representa notas de cinco mil escudos, de acordo com os dados do Banco de Portugal.

A nota mais baixa vale 2,49 euros, enquanto a mais alta é de 49,88 euros. A taxa de câmbio que o Banco de Portugal aplica é a que foi fixada na altura, apelidada de “irrevogável”, que dita que um euro vale 200,482 escudos.

Pelas experiências passadas nas séries de escudos que já prescreveram, os portugueses têm deixado para a última da hora a troca das notas antigas. De facto, nos primeiros dez meses deste ano, apenas foram entregues 20 mil notas de escudos, pelo que a maioria vai chegar ao Banco de Portugal nas últimas semanas do prazo.

Para além de ir às tesourarias do Banco de Portugal, quem tem destes escudos também tem a opção de enviar por correio, como indicado na página da instituição. As notas devem ser acondicionadas em envelope fechado, que indique o que está a ser enviado, colocado dentro de outro envelope com as informações de quem envia, nomeadamente os dados para a realização de transferência bancária.

Se as notas que tem já estiverem ligeiramente danificadas, ainda poderá ter hipóteses de conseguir receber algo em troca. O Banco de Portugal aceita notas constituídas por fragmentos, cuja justaposição resulta na mesma nota, e notas incompletas com fragmentos com pelo menos 75% de área total e integrando a metade direita ou a metade esquerda, ou fragmentada e que, por justaposição, perfaça 75% de área total.

As notas de escudo que ainda podem ser trocadas são cinco: 10.000 escudos efígie Infante D. Henrique, 5.000 escudos efígie Vasco da Gama, 2.000 escudos efígie Bartolomeu Dias, 1.000 escudos efígie Pedro Alvares Cabral e 500 escudos efígie João de Barros. Estas prescrevem a 1 de março de 2022, pelo que podem ser trocadas até 28 de fevereiro desse ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe quanto valem os escudos que ainda tem? Pode trocar até fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião