Gasolina sem impostos seria mais barata do que em Espanha

A carga fiscal aplicada em Portugal justifica a "menor competitividade" dos preços da gasolina face a Espanha, sinaliza a ERSE.

São vários os portugueses que decidem atestar o carro em Espanha, onde encontram valores significativamente mais baratos nas bombas. Ora, se a gasolina fosse vendida sem impostos, Portugal teria combustível mais barato do que o do país vizinho. É a carga fiscal aplicada em Portugal que justifica a “menor competitividade”, explicou esta terça-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O peso dos impostos no preço final da gasolina 95 simples em Portugal é de 59%, o que catapulta os custos deste combustível rodoviário. Os preços médios de venda nacionais são mesmo mais altos do que a média União Europeia-27, com Portugal a situar-se “na 5.ª posição dos países com preços mais altos“, adianta a ERSE no boletim de preços UE-27 dos combustíveis relativo ao terceiro trimestre de 2021.

Na UE, o preço médio de venda sem impostos da gasolina aumentou 5,4 cêntimos por litro do segundo para o terceiro trimestre, em média. Já o preço médio sem impostos em Portugal acabou por ser mais baixo do que em Espanha. No entanto, considerando o preço com impostos, a gasolina no país vizinho acaba mesmo por ser mais baixo que a média da UE.

Preços da Gasolina 95 simples no 3º trimestreERSE

O preço médio de venda da gasolina em Portugal aumentou 4,3% do segundo para o terceiro trimestre, para 1,671 euros por litro. Registou-se uma subida ainda maior no preço médio sem impostos: 8,9% em cadeia. Estas subidas são, ainda assim, menos expressivas que as da UE.

Gasóleo sem impostos ficaria alinhado com Espanha

Já no que diz respeito ao gasóleo simples, os preços médios nacionais sem impostos ficariam alinhados com os de Espanha. Mesmo assim, o preço final acaba por ser mais elevado, já que “o peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos por litro mais altos do que em Espanha”, de acordo com a entidade. Olhando para os preços médios de venda, Portugal ocupa o 6.º lugar dos preços mais altos, novamente acima da média da UE.

Quanto ao preço médio de venda do gasóleo simples, este subiu 4,6% em Portugal, do segundo para o terceiro trimestre. Tal como na gasolina, o aumento foi mais expressivo no preço sem impostos, de 8,4%.

Apenas no GPL Auto é que os preços praticados em território nacional ficam abaixo daqueles em Espanha (mas mesmo assim acima da média da UE). “Comparado com o valor médio da UE-27, o preço médio de venda nacional foi 4 cent/l superior, contudo, excluindo impostos, os preços nacionais situaram-se 4 cent/l abaixo da média europeia”, sinaliza a ERSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina sem impostos seria mais barata do que em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião