Novo “fundo abutre” tem Novobanco e BCP na mira

  • ECO
  • 11 Novembro 2021

Fortitude Capital quer gastar até 500 milhões de euros em Portugal e vê no Novobanco e BCP dois ativos apetecíveis para uma possível operação de fusão.

Chama-se Fortitude Capital, quer gastar até 500 milhões de euros e vê no Novobanco e no BCP dois ativos apetecíveis para uma possível operação de fusão, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago), que caracteriza a sociedade como “fundo abutre” — isto é, fundos que sondam um determinado mercado à procura de negócios a preços de saldo.

Liderada por António Esteves — que irá gerir o fundo de capital de risco Fortitude Capital Special Situations Fund –, a Fortitude foi constituída em setembro de 2021 e conta com um capital social de 125 mil euros, segundo a informação disponibilizada no Portal da Justiça, de acordo com o jornal. O objetivo deste fundo é obter um capital mínimo de 250 milhões de euros e máximo de 500 milhões.

Apesar de não ter sido publicamente apresentado, o novo “fundo abutre” está a ser dado a conhecer ao mercado e vê na banca ativos apetecíveis. Sobre o Novo Banco, sublinha que tem um preço de “desconto” relativamente aos concorrentes europeus e que o Lone Star tem de permanecer no banco por mais alguns anos “para melhorar a rentabilidade e vender sem este desconto”. Já sobre o BCP, considera que é “o melhor banco de retalho” em Portugal, mas com uma “estrutura acionista que inclui potenciais vendedores”. Neste contexto, a Fortitude Capital admite uma possível operação de fusão das duas instituições, segundo o mesmo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo “fundo abutre” tem Novobanco e BCP na mira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião