Novo “fundo abutre” tem Novobanco e BCP na mira
Fortitude Capital quer gastar até 500 milhões de euros em Portugal e vê no Novobanco e BCP dois ativos apetecíveis para uma possível operação de fusão.
Chama-se Fortitude Capital, quer gastar até 500 milhões de euros e vê no Novobanco e no BCP dois ativos apetecíveis para uma possível operação de fusão, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago), que caracteriza a sociedade como “fundo abutre” — isto é, fundos que sondam um determinado mercado à procura de negócios a preços de saldo.
Liderada por António Esteves — que irá gerir o fundo de capital de risco Fortitude Capital Special Situations Fund –, a Fortitude foi constituída em setembro de 2021 e conta com um capital social de 125 mil euros, segundo a informação disponibilizada no Portal da Justiça, de acordo com o jornal. O objetivo deste fundo é obter um capital mínimo de 250 milhões de euros e máximo de 500 milhões.
Apesar de não ter sido publicamente apresentado, o novo “fundo abutre” está a ser dado a conhecer ao mercado e vê na banca ativos apetecíveis. Sobre o Novo Banco, sublinha que tem um preço de “desconto” relativamente aos concorrentes europeus e que o Lone Star tem de permanecer no banco por mais alguns anos “para melhorar a rentabilidade e vender sem este desconto”. Já sobre o BCP, considera que é “o melhor banco de retalho” em Portugal, mas com uma “estrutura acionista que inclui potenciais vendedores”. Neste contexto, a Fortitude Capital admite uma possível operação de fusão das duas instituições, segundo o mesmo jornal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo “fundo abutre” tem Novobanco e BCP na mira
{{ noCommentsLabel }}