Elon Musk vendeu ações da Tesla por quase mil milhões de euros

  • Lusa
  • 11 Novembro 2021

O CEO da Tesla vendeu ações da fabricante automóvel pelo equivalente a quase mil milhões de euros. Documento enviado à SEC mostra que a intenção de vender remonta a setembro.

O presidente executivo da Tesla, Elon Musk, vendeu na segunda-feira ações do fabricante de veículos elétricos por 1,1 mil milhões de dólares (958 milhões de euros), após ter anunciado, no sábado, a intenção de vender 10% das ações.

De acordo com documentos apresentados na quarta-feira ao regulador do mercado dos EUA, a Securities and Exchange Commission (SEC), o homem mais rico do mundo vendeu cerca de 930.000 ações só na segunda-feira.

No sábado, Musk tinha sondado os seus seguidores na rede social Twitter sobre a eventual venda de 10% dos 17% que possui na empresa, o que lhe poderia render mais de 20 mil milhões de dólares (perto de 17,5 mil milhões de euros). Cerca de 57,9% dos 3,5 milhões de seguidos responderam a favor.

Na segunda-feira, na abertura de Wall Street, as ações da empresa caíram 7,2%, com o mercado a temer que Musk avançasse com a venda, desequilibrando a oferta e a procura das ações do fabricante de carros elétricos.

Por essa razão, as ações foram vendidas a um preço significativamente mais baixo do que teria acontecido sem o anúncio no Twitter, tendo o empresário perdido, no processo, várias dezenas de milhões de dólares em lucros não realizados.

O documento entregue à SEC revela também que o homem de negócios já tinha iniciado a venda em 14 de setembro, pelo que não decidiu com base no inquérito no Twitter.

No final da operação, Elon Musk ainda detinha 1,22 milhões de ações da Tesla e mais 170,4 milhões num trust (fundo fiduciário), com o valor total de 183 mil milhões de dólares (159,4 mil milhões de euros), ao preço de fecho de quarta-feira, de acordo com o documento entregue ao SEC.

Na segunda-feira, o fundador da Tesla exerceu também a opção de compra sobre 2,15 milhões de ações, o que lhe permitiu comprar o mesmo número de ações a 6,24 dólares cada, menos de 1% do seu valor atual.

Na terça-feira, a Tesla arrastou o Nasdaq, ao prosseguir a sua forte queda, de 11,99%, devido ao anúncio de Musk. Na quarta-feira, as ações voltaram a recuperar, fechando com uma subida de 4,34%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elon Musk vendeu ações da Tesla por quase mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião