5 coisas que vão marcar o dia

Bruxelas divulga previsões de outono para a Zona Euro. INE atualiza a inflação. A REN apresenta as contas dos primeiros nove meses do ano. É o segundo dia do encontro dos hoteleiros no Algarve.

Bruxelas divulga previsões económicas de outono para a Zona Euro. O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza o índice de preços no consumidor. É a vez de a REN apresentar as contas dos primeiros nove meses do ano. Os hoteleiros portugueses estão reunidos no Algarve. O Eurostat atualiza a evolução do número de óbitos em tempos de pandemia.

Bruxelas divulga previsões de outono

A Comissão Europeia atualiza as previsões para o andamento da economia. Com os Estados-membros a recuperarem do impacto da pandemia, a crise energética e de matérias-primas e um recrudescimento dos casos de Covid-19 na região poderão deitar por terra os progressos já realizados até agora. Em relação à economia da UE, as previsões económicas da primavera apontavam para um crescimento de 4,2 %, em 2021 e de 4,4 %, em 2022. A economia da área do euro deverá registar um crescimento de 4,3 % este ano e de 4,4 % no próximo ano.

Como evoluem os preços?

O INE atualiza o índice de preços no consumidor com dados relativos a outubro. Em setembro, Portugal registou uma taxa de inflação de 1,5%, estabilizando em relação ao mês anterior. É uma das taxas de inflação mais baixas na Zona Euro, que se tem vindo a debater, ainda assim, com taxas mais elevadas em mais de uma década, acima de 4%. Segundo o Banco Central Europeu, a alta da inflação deve-se a fatores temporários.

REN apresenta contas

A gestora a rede elétrica apresenta os resultados relativos aos primeiros nove meses do ano. A REN, liderada por Rodrigo Costa, fechou a primeira metade do ano com lucros de 39,5 milhões de euros, o que correspondia a uma descida de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

Hoteleiros reunidos no Algarve

É o segundo dia do 32.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, subordinado ao tema “O Turismo tem Futuro”. O encontro dos hoteleiros decorre em Albufeira, no Algarve, até esta sexta-feira. Uma dos temas em cima da mesa será a recuperação do setor depois do impacto brutal da pandemia no turismo.

Eurostat atualiza evolução de óbitos

De acordo com o último balanço, a Europa registou 910 mil óbitos a mais entre março de 2020 e agosto de 2021, comparado com a média para os mesmos meses entre 2016 e 2019. O Eurostat atualiza este indicador relativamente a setembro de 2021, numa altura em que alguns países já começaram a observar um recrudescimento da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião