Novo presidente da CMVM faz alerta. Há uma bolha no mercado?premium

Os estímulos monetários dos bancos centrais e os bons resultados das empresas estão a alimentar o “rally” dos mercados acionistas, que seguem um caminho cada vez mais distante da economia real.

A desconexão entre a atividade económica e o desempenho das bolsas é um dos temas mais interessantes e debatidos dos mercados de capitais. A divergência entre Wall Street e Main Street é um assunto antigo. A tendência verifica-se há décadas. Tem vindo a agravar-se e ganhou mais visibilidade dos últimos meses, com os máximos históricos nas bolsas mundiais a coincidirem com taxas de desemprego historicamente elevadas e uma recessão sem precedentes na economia global, em resultado da pandemia da covid-19. O tema voltou à baila recentemente quando Gabriel Bernardino, que toma hoje posse como presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários(CMVM), falou desta questão quando foi ouvido pelos deputados no Parlamento. "Assiste-se neste momento a elevados níveis de avaliação dos ativos,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.