Uso de criptomoedas proibido para muçulmanos indonésios
Ainda que a decisão dos líderes religiosos não signifique que todo o comércio de criptomoedas será interrompido na Indonésia, o decreto poderá dissuadir os muçulmanos do país de investirem nos ativos.
O Conselho Religioso Nacional da Indonésia tornou proibido o uso de criptomoedas aos muçulmanos do país, noticia esta quinta-feira a Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).
Para o Conselho Nacional de Ulema, a moeda criptográfica reúne elementos de incerteza, aposta e dano, o que levou os líderes religiosos a considerar a criptomoeda como “haram” (proibida ou proscrita pela lei islâmica), disse Asrorun Niam Sholeh, chefe dos decretos religiosos, após o Conselho ter realizado uma audiência com especialistas. Apenas quando a criptomoeda como mercadoria ou ativo digital puder obedecer aos princípios da Shariah (lei religiosa islâmica) e mostrar um benefício claro, então poderá ser comercializada, acrescentou.
Este Conselho detém a autoridade sobre o cumprimento da Shariah no país onde se encontra a maior população muçulmana do mundo, sendo consultado pelo Ministério das Finanças e o banco central acerca de questões financeiras islâmicas.
Ainda que a decisão dos líderes religiosos não signifique que todo o comércio de criptomoedas será interrompido na Indonésia, o decreto poderá dissuadir os muçulmanos do país de investirem nos ativos e, até, fazer com que as instituições locais reconsiderem a emissão destes ativos. O Banco da Indonésia tem vindo a refletir sobre a criação de uma moeda digital da instituição bancária, mas ainda não anunciou nenhuma decisão até à data.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uso de criptomoedas proibido para muçulmanos indonésios
{{ noCommentsLabel }}