Petróleo cai mais de 1% e ruma à terceira semana de quedas

Preços do "ouro negro" estão em queda esta sexta-feira perante o dólar forte e a possibilidade de a Casa Branca libertar reservas petrolíferas. Brent vai a caminho da terceira semana a cair.

Os preços do petróleo estão em queda de mais de 1% esta sexta-feira e vão a caminho da terceira semana seguida de desvalorizações, depois de terem atingido máximos de vários anos no último mês.

O Brent — que serve de referência para as importações para Portugal — para entrega a 30 de novembro cai 1,4% para 81,68 dólares em Londres, um desempenho que anula os ganhos que registou ao longo da semana.

O mesmo acontece com o contrato de crude que expira a 19 de novembro: com a desvalorização de 1,64% para 80,23 dólares por barril também já regista um acumulado semanal negativo.

A pressionar os preços do “ouro negro” está a forte valorização do dólar. Como o barril é negociado na divisa americana, a alta do dólar acaba por condicionar a procura por parte dos investidores.

Além disso, os analistas também falam na possibilidade de a Administração Biden libertar petróleo da reserva estratégica americana para travar a subida da cotação do barril, ou seja, aumentando a oferta disponível no mercado no que se traduziria num fator de pressão em baixa sobre o preço.

Petróleo em queda

Acresce que a OPEP cortou as previsões para a procura mundial no quarto trimestre em 330 mil barris por dia em relação à anterior previsão.

O mercado está a caminho de um excesso de oferta”, disse Stephen Brennock, corretor da PVM, à agência Reuters. “A OPEP e os seus aliados vão ter de colocar uma pausa na estratégia de aumento da produção no próximo ano. A inação irá resultar num aumento dos stocks globais mais uma vez”, acrescentou.

A OPEP+, que junta a OPEP e países produtores como a Rússia, chegaram a um acordo na semana passada para aumentar a produção em 400 mil barris diários a cada mês até dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai mais de 1% e ruma à terceira semana de quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião