Kremlin promete que gás vai continuar a chegar à Europa, apesar de ameaça de Minsk

  • Lusa
  • 12 Novembro 2021

A Rússia “é e continuará a ser um país que cumpre todas as suas obrigações de fornecimento de gás aos consumidores europeus”, declarou o porta-voz da Presidência russa (Kremlin).

O Kremlin assegurou esta sexta-feira que o fornecimento de gás russo à Europa vai continuar, apesar das ameaças da Bielorrússia de fechar as válvulas de um grande gasoduto que passa pelo seu território em caso de sanções europeias.

A Rússia “é e continuará a ser um país que cumpre todas as suas obrigações de fornecimento de gás aos consumidores europeus”, declarou o porta-voz da Presidência russa (Kremlin), Dmitri Peskov.

Alguns milhares de migrantes que querem entrar no espaço comunitário estão bloqueados em condições difíceis na zona da fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia.

A União Europeia (UE) acusa Minsk de orquestrar este fluxo migratório, nomeadamente através da emissão de vistos, em represália pelas sanções ocidentais impostas ao regime de Alexander Lukashenko o ano passado após a brutal repressão da oposição bielorrussa. Bruxelas indicou que vai determinar novas sanções para a semana.

O Presidente bielorrusso, que tem contado com o apoio de Moscovo, ameaçou, entretanto, ripostar fechando as válvulas do importante gasoduto que alimenta a Europa com gás russo e que passa pelo seu território, numa altura em que o continente já enfrenta uma escassez energética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kremlin promete que gás vai continuar a chegar à Europa, apesar de ameaça de Minsk

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião