Portugal com 1.483 novos casos de Covid-19 e mais 15 mortes

As autoridades indicam que, nas últimas 24 horas, foram identificados 1.483 novos casos de Covid-19. Desde o último balanço, 15 pessoas morreram.

Foram identificados 1.483 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mais 15 pessoas morreram face ao último balanço, o número mais elevado desde 26 de agosto.

Subiu para 1.107.488 o total de casos de infeção confirmados em Portugal desde o início da crise sanitária. Destes, 1.483 foram registados nas últimas 24 horas: 498 em Lisboa e Vale do Tejo, 388 no Norte, 329 no Centro, 145 no Algarve, 46 no Alentejo, 62 na Madeira e 15 nos Açores.

O boletim divulgado este domingo dá conta de um aumento dos casos ativos: há agora mais 1.006 pessoas nessa situação, totalizando 37.931 casos ativos. Por outro lado, 462 utentes recuperaram da doença pandémica, nas últimas 24 horas, o que significa que, desde o início da pandemia, 1.051.300 pessoas já foram dadas como recuperadas da infeção em Portugal.

A DGS indica que mais 15 pessoas morreram infetadas pelo vírus, desde o último balanço: sete no Centro, quatro no Norte, duas em Lisboa e Vale do Tejo e duas no Algarve. O número total de falecimentos por Covid-19 registados em Portugal aumentou, assim, para 18.257, desde o início da crise sanitária.

De notar também que, nas últimas 24 horas, mais 41 pessoas foram internadas, havendo agora 465 utentes hospitalizados. Também o número de utentes em cuidados intensivos aumentou: há agora mais seis utentes para um novo total de 75.

Quanto ao número de contactos sob vigilância ativa, as autoridades revelam que há agora mais 387 pessoas nessa situação, totalizando 32.005.

Do boletim deste domingo consta também a matriz de risco: o risco de transmissibilidade nacional está nos 1,15, enquanto a incidência nacional está fixada em 134,2 casos de infeção por 100.000 habitantes.

No relatório de Monitorização das Linhas Vermelhas publicado esta sexta-feira, a DGS e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) indicaram que a pandemia está com uma intensidade “moderada, com tendência a crescente a nível nacional”. Ainda assim, o impacto na mortalidade e a pressão sobre os serviços de saúde mantêm-se reduzidas.

O Governo e as autoridades da saúde já deixaram claro que não descartam nenhum cenário, admitindo, assim, um novo endurecimento das restrições e possivelmente um novo confinamento, à semelhança do que já está a acontecer noutros países europeus. Ainda este domingo, a Áustria anunciou um confinamento nacional, mas desta vez apenas cobre os não vacinados. Por cá, pelo menos por enquanto, os apelos vão somente no sentido da adesão à campanha de reforço da vacinação contra Covid-19 entre os menos jovens.

Boletim da DGS de 14 de novembro de 2021

(Notícia atualizada às 15h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com 1.483 novos casos de Covid-19 e mais 15 mortes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião