União Europeia já tem pelo menos 106 mil “antenas” 5G

União Europeia conta com pelo menos 106 mil estações base de 5G. Com quase um milhão de estações base, a China tem nove vezes mais "antenas" do que os europeus e 18 vezes mais do que os EUA.

A União Europeia (UE) tem pelo menos 106 mil estações base de 5G instaladas no território. A informação faz parte do mais recente relatório do Observatório do 5G da Comissão Europeia, que passa um cartão vermelho a Portugal por ainda não ter lançado comercialmente a tecnologia.

Desta forma, segundo o instituto, existem 4.224 cidadãos europeus por cada “antena” 5G. O relatório cita ainda dados da Ericsson que indicam que, em 2020, havia oito milhões de assinantes de serviços móveis de quinta geração na UE.

O número real de estações base na UE deverá ser superior às 106 mil, visto que ainda não está contabilizada a infraestrutura que já se encontra instalada em Portugal (na parte sobre o país, o documento refere apenas que não existem “dados reportados”). Todas as três principais operadoras no país garantem estar prontas para começar a comercializar serviços 5G assim que tenham as licenças para tal.

Enquanto isso, a China tem já perto de um milhão de estações base de 5G (916 mil), “nove vezes mais do que a União Europeia e 18 vezes mais do que os EUA”, lê-se no documento. Com uma população superior a 1,4 mil milhões, o país asiático tem uma “antena” 5G por cada 1.531 cidadãos, que compara com as 6.590 pessoas por “antena” nos EUA, as 319 na Coreia do Sul e as 2.516 no Japão.

Em relação ao número de assinantes nestes mercados internacionais, o relatório cita dados que apontam para 173 milhões de subscritores na China e 15,8 milhões nos EUA.

Portugal leva cartão vermelho no 5G

À semelhança do relatório anterior, o documento referente ao terceiro trimestre de 2021 volta a destacar que Portugal e Lituânia são os únicos Estados-membros sem ofertas comerciais de 5G. Este facto é mesmo colocado em primeiro lugar numa tabela dedicada aos principais problemas do 5G europeu e potenciais “soluções” ou “recomendações”.

“Investigar a raiz do problema de lançar serviços comerciais é o primeiro passo para uma potencial solução. No caso de Portugal, o leilão de espetro multifaixa demorou um tempo excecionalmente longo e só terminou a 28 de outubro, depois de 201 dias de licitações. Isto depois da Anacom ter tomado medidas para acelerar o processo, como aumentar os incrementos mínimos das ofertas e o número de rondas diárias”, lê-se no relatório.

Mais detalhadamente, num subcapítulo dedicado a Portugal, o país leva cartão vermelho na parte do lançamento comercial e cartão amarelo em aspetos relacionados com as obrigações de cobertura. Há, no entanto, um aspeto que parece agradar ao Observatório do 5G da Comissão Europeia: 22% do Plano de Recuperação e Resiliência é dedicado ao “digital”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia já tem pelo menos 106 mil “antenas” 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião