Ministério dos Negócios Estrangeiros abre 102 vagas para embaixadas e consulados

Os processos de recrutamento pretendem reforçar a rede externa do ministério dos Negócios Estrangeiros, que é composta por embaixadas, postos consulares, missões e representações.

Há 102 vagas por preencher no novo processo de recrutamento de funcionários para os serviços periféricos externos do ministério dos Negócios Estrangeiros. Os processos de recrutamento têm em vista o reforço da rede externa deste ministério, que é composta por embaixadas, postos consulares, missões e representações. Está prevista a contratação de funcionários para 76 postos, localizados em 50 países nos cinco continentes.

“As vagas em concurso resultam do processo regular de recrutamento anual, que contempla 95 vagas, e do reforço dos Consulados-Gerais de Portugal em Londres e Manchester, no âmbito da terceira fase do Plano de Contingência Consular para o Brexit, que prevê a abertura de sete vagas”, lê-se em comunicado.

Um dos objetivos deste reforço da rede externa, diz o ministério, é a melhoria da capacidade de resposta dos serviços consulares junto das comunidades portuguesas, sendo 86% das vagas destinadas a postos consulares ou com secções consulares.

Em linha com este objetivo, os países com maior número de vagas são também países de grande presença das comunidades portuguesas: França (11), Estados Unidos da América (7), Reino Unido (7), Brasil (4), Alemanha (3), Angola (3), Canadá (3), Moçambique (3), Suíça (3) e Venezuela (3).

O reforço da rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros prossegue o investimento feito na contratação de recursos humanos para os serviços periféricos externos, traduzido num aumento de 12% nos últimos cinco anos, correspondente a um reforço de 141 funcionários.

Pode consultar mais informação sobre a abertura dos concursos através do Portal Diplomático.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério dos Negócios Estrangeiros abre 102 vagas para embaixadas e consulados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião