Regulador alemão suspende avaliação do gasoduto Nord Stream 2

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Novembro 2021

O regulador energético germânico, o Bundesnetzagentur, decidiu suspender o processo de certificação do Nord Stream 2, o novo gasoduto que iria fornecer gás russo diretamente à Alemanha.

O regulador energético alemão suspendeu esta terça-feira o processo de certificação do Nord Stream 2, o segundo gasoduto a ligar diretamente a Rússia à Alemanha, pressionando de imediato o preço do gás na Europa.

Segundo a entidade reguladora, o processo de certificação foi temporariamente suspenso devido ao facto de o consórcio por detrás do Nord Stream 2, sediado na Suíça, precisar primeiro de formar uma subsidiária na Alemanha, ao abrigo da legislação alemã, para obter uma licença de exploração.

“Uma certificação para o funcionamento do Nord Stream 2 só será considerada quando o operador estiver organizado de forma legal, em conformidade com a lei alemã”, afirmou o regulador, denominado Bundesnetzagentur.

Assim que estejam cumpridas estas condições prévias, o Bundesnetzagentur disse que poderá continuar a avaliar a apresentação no resto do período de candidatura de quatro meses. Antes da suspensão, esse período deveria ter decorrido até ao início de janeiro.

“Isto atrasa bastante os prazos previstos“, disse o analista do instituto Energy Aspects Trevor Sikorski, citado pela Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês), acrescentando que não estava claro quanto tempo levaria o processo para estabelecer uma nova empresa e de solicitar novamente um pedido de certificação. Por isso, parece muito improvável que estejam disponíveis os primeiros fluxos através do novo gasoduto ​​no primeiro semestre de 2022, apontou.

Este gasoduto tem enfrentado uma forte oposição por parte dos Estados Unidos e de alguns países europeus, que defendem que tornará a Europa muito dependente do gás russo. Porém, outros governos europeus dizem que a ligação é vital para garantir o fornecimento de energia, tendo em conta que os preços do gás têm vindo a subir nas últimas semanas e a ameaça de cortes de energia neste inverno.

O Nord Stream 2 adiantou que foi notificado pelo regulador sobre a decisão de certificação. “Não estamos em posição de comentar os detalhes do procedimento, a sua possível duração e os impactos no calendário de início das operações do gasoduto”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador alemão suspende avaliação do gasoduto Nord Stream 2

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião