Novo Banco reembolsa hoje últimos 1,5 mil milhões de euros de dívida garantida pelo Estado
Este reembolso vai colocar um fim às ajudas estatais de que o banco beneficiava. O Tesouro português vai assim receber 1,5 mil milhões de euros, deixando de dar garantia à dívida do Novo Banco.
O Novo Banco reembolsa esta sexta-feira a sua última emissão de dívida com garantia estatal, no valor de 1.500 milhões de euros, beneficiando da “melhoria e recuperação” de liquidez em 2016, adiantou à Lusa fonte oficial da entidade liderada por António Ramalho.
“A extinção desta emissão põe fim às ajudas estatais de que o banco beneficiava“, realçou o Novo Banco, apontando para a “melhoria e recuperação da posição de liquidez” que permitiu antecipar pagamentos da dívida ao Tesouro na reta final do ano passado.
Em novembro de 2016, o Novo Banco pagou 1.000 milhões de euros de uma emissão que se vencia no mês seguinte, e, em dezembro último, antecipou o pagamento parcial de 700 milhões de euros da emissão de 1.000 milhões de euros que vencia em janeiro de 2017.
Hoje, com o vencimento da emissão de 1.500 milhões de euros, o Novo Banco deixou de ter qualquer tipo de instrumento de dívida com garantia do Estado.
O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os ativos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades a 3 de agosto de 2014.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Banco reembolsa hoje últimos 1,5 mil milhões de euros de dívida garantida pelo Estado
{{ noCommentsLabel }}