Avança dose de reforço para maiores de 18 anos vacinados com Janssen

A população com mais de 18 anos que recebeu a vacina da Janssen há 90 dias, pelo menos, vai ser chamada para receber uma dose de reforço com a vacina da Pfizer ou da Moderna.

Os maiores de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen na primeira fase de vacinação contra a covid-19 há 90 dias, pelo menos, vão ser chamados para receber uma dose de reforço, anunciou esta quinta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Na população com 65 ou mais anos de idade, nos profissionais de saúde e do setor social e nos bombeiros que fazem transporte de doentes, o intervalo vai ser encurtado para cinco meses (em vez de seis), de forma a serem “vacinadas mais pessoas e mais precocemente”. Os recuperados dentro deste grupo e que só receberam uma dose – cerca de 140 mil pessoas – passam também a ser elegíveis para o reforço.

Em conferência de imprensa realizada esta tarde no Infarmed, Graça Freitas explicou ainda que, independentemente da vacina que levaram na primeira fase, “todas as pessoas vão fazer a dose de reforço com a vacina da Pfizer ou da Moderna”.

Temos uma estrutura montada no Ministério da Saúde com quase todas as instituições que estiveram na primeira etapa. Temos capacidade de dar resposta. As pessoas têm de manter a confiança na vacinação, que continua a ser necessária neste momento”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.

Questionada sobre o objetivo de dar a dose de reforço a 1,5 milhões de pessoas acima dos 65 anos até 19 de dezembro, Graça Freitas respondeu que o cumprimento dessa meta “depende da adesão à vacinação dos portugueses e dos residentes em Portugal”. “Atingir esta meta está nas mãos de todos”, acrescentou.

A responsável da DGS prometeu que o sistema vai “estar a vacinar sete dias por semana”. Um pouco por todo o país já está disponível o regime de casa aberta para, pelo menos, os maiores de 75 anos. Ainda assim, para evitar filas e um “processo desordenado”, recomendou o auto-agendamento ou a resposta à convocatória.

Nesta conferência de imprensa, Graça Freitas especificou ainda que as mortes por covid-19 estão a ocorrer “predominantemente em pessoas com mais de 80 anos” e que “o perfil habitual é terem uma carga de doenças muito grande”. Ora, estando esta população quase toda vacinada, concluiu, é natural que a maior parte das vítimas mortais tenha feito a vacinação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avança dose de reforço para maiores de 18 anos vacinados com Janssen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião