Portugal soma 2.333 novos casos e dez mortes por Covid-19

Na ressaca da reunião com os especialistas no Infarmed, o relatório divulgado pela DGS aponta para 2.333 novos casos e mais dez vítimas mortais por Covid-19 no país.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 2.333 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 1.119.784 o número de infetados em Portugal desde o início da pandemia.

O boletim revelado este sábado aponta ainda para a ocorrência de dez mortes nas últimas 24 horas, o que aumenta para 18.310 o número total de vítimas mortais no país que foram atribuídas ao novo coronavírus.

O boletim dá ainda conta de um total de 1.058.461 recuperados, isto é, mais 1.581 do que no último balanço divulgado. Neste momento há 43.013 casos ativos em Portugal, mais 742 em relação a sexta-feira. Um total de 42.775 pessoas está sob vigilância das autoridades de saúde, por terem tido contacto com casos confirmados de Covid-19.

Este sábado há novamente um aumento no número de pessoas hospitalizadas com a doença. Atualmente estão internados 544 doentes em unidades hospitalares (mais 16 nas últimas 24 horas), dos quais 88 em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a mais nove pessoas em estado crítico.

Gráfico da DGS mostra o início da quinta vaga de infeções por Covid-19 em Portugal.

A análise por regiões mostra que a maioria das novas infeções continua a ser registada em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Dos 2.333 novos casos confirmados, 855 localizam-se na região da capital, seguindo-se a região Norte, que contabilizou 633 novas infeções, e o Centro, com 430 casos reportados nas últimas horas.

A incidência média no território nacional está nos 191,2 casos por 100 mil habitantes, enquanto o risco de transmissibilidade (rt) estabilizou em 1,17.

O que disseram os especialistas no Infarmed?

No regresso dos peritos em saúde pública e epidemiologia às instalações do Infarmed para fazer um raio-X ao agravamento da situação pandémica, os políticos ouviram os especialistas avisar que a transmissibilidade da pandemia está a duplicar a cada 15 dias e a estimar que as vacinas contra a Covid-19 “pouparam 2.300 vidas”.

O coronel Carlos Penha Gonçalves advertiu que a estrutura que está a administrar as terceiras doses das vacinas contra a Covid-19 precisa de ser reforçada e a especialista Raquel Duarte deixou algumas sugestões aos responsáveis políticos na plateia, pedindo que “sempre que possível” haja desfasamento de horários e teletrabalho.

No caso da circulação em espaços públicos, os peritos não foram tão longe quanto o Presidente da República, que defendeu o regresso da obrigação de usar máscara na rua quando não é possível cumprir o distanciamento. Os especialistas dizem, porém, que é preciso uma autoavaliação de risco e utilização da máscara perante perceção de risco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal soma 2.333 novos casos e dez mortes por Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião