PSI-20 escorrega com Altri a encolher mais de 4%

As ações da Altri registaram a maior queda da sessão desta terça-feira. O PSI-20, tal como as principais praças europeias, fechou em terreno negativo.

A “maré vermelha” na Europa marcou o início da sessão e manteve-se até ao fecho. O PSI-20 desvalorizou 0,4% para os 5.497,53 pontos esta terça-feira, após a subida de 0,32% na sessão anterior. A maior queda foi protagonizada pela Altri com as suas ações a cair mais de 4%.

Esta queda do PSI-20 acontece numa sessão em que as principais praças europeias também desvalorizaram. O britânico FTSE 100 cedeu 0,3%, o francês CAC 40 perdeu 0,7%, o espanhol IBEX desvalorizou 0,6% e o alemão DAX caiu 0,9%. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, desvalorizou 1,1%.

A prejudicar o sentimento dos investidores na Europa está o aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, o que já levou à implementação de fortes restrições em alguns países, e as preocupações dos mercados relativamente à subida dos juros definidos pelo Banco Central Europeu no próximo ano — um cenário rejeitado por Christine Lagarde com a informação existente neste momento, mas cuja avaliação pode mudar.

Em Lisboa, seis cotadas fecharam em alta, uma inalterada e as restantes em baixa. O destaque vai para a Altri: as ações da produtora de pasta de papel desvalorizaram 4,33% para os 5,08 euros. De notar ainda que as ações da Greenvolt GVOLT 0,00% , o braço de energias renováveis da papeleira, encolheram 1,96% para os 6,01 euros.

Seguem-se a EDP Renováveis com uma queda de 2,18% para os 21,54 euros e os CTT com uma desvalorização de 2,07% para os 4,26 euros. A Pharol, a Semapa, a Navigator e a Sonae registaram quedas superiores a 1%.

A evitar maiores perdas em Lisboa esteve a Ramada Investimentos com uma subida de 3,69% para os 6,74 euros, a Galp Energia com uma valorização de 2,04% para os 8,8 euros e o BCP com um avanço de 1,46% para os 14,64 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 escorrega com Altri a encolher mais de 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião