SPD, Verdes e liberais chegam a acordo de coligação para formar Governo na Alemanha

Os líderes do SPD, dos Verdes e do FDP chegaram a acordo para formar Governo na Alemanha. Termos ainda terão de receber aprovação final dos três partidos. Olaf Scholz mais perto de ser chanceler.

Os líderes do Partido Social-Democrata (SPD), dos Verdes e dos liberais (FDP) chegaram a um acordo de coligação para formar Governo na Alemanha, avança o Politico Europe. Se receber aprovação final dos três partidos, o acordo abrirá caminho para que Olaf Scholz, atual ministro das Finanças, suceda Angela Merkel no cargo de chanceler já no início de dezembro.

As eleições ocorridas em setembro deram a vitória ao SPD, com 25,7% dos votos e 206 deputados eleitos, mas deixaram a Alemanha num impasse. Desde essa altura que os sociais-democratas estão em negociações com os ambientalistas e com os liberais, na tentativa de formar o próximo Governo de coligação.

A última reunião nesse sentido aconteceu na manhã desta quarta-feira, tendo sido possível fechar um acordo de coligação, indica o Politico Europe. Os partidos deverão apresentar pelas 15h00 (hora de Lisboa) os termos acordados.

O acordo ainda terá de ser posto à consideração geral dos três partidos: os Verdes planeiam consultar todos os seus membros, o SPD já agendou uma reunião interna extraordinária para 4 de dezembro e o FDP marcou para 5 de dezembro uma conferência.

Se receber a aprovação final de todas as partes, o acordo abrirá caminho para que Olaf Scholz chegue ao cargo de chanceler, na segunda semana de dezembro, sucedendo a Angela Merkel.

(Notícia atualizada às 9h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SPD, Verdes e liberais chegam a acordo de coligação para formar Governo na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião