Capoulas Santos quer frango nacional nos mercados asiáticos

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, afirmou hoje que os mercados asiáticos são prioritários para a indústria nacional de aves, com destaque para a China, Vietname e Camboja.

O assunto foi abordado na manhã de sexta-feira, na reunião que Capoulas Santos manteve com o comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, que deu conta das iniciativas europeias que estão a ser feitas neste sentido, designadamente no Vietname e na Indonésia.

O ministro da Agricultura adiantou que o Governo tem em curso mais de 150 processos de abertura de mercados para diversos produtos, onde se inclui a carne de frango, numa vintena de países.

São mercados com uma enorme população, onde há uma classe média emergente e portanto quer no pano bilateral, quer no contexto da União Europeia, a abertura de novos mercados é uma preocupação muito grande do governo português

Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos

O mercado chinês é a “grande aposta” para o frango, mas os restantes mercados asiáticos são vistos como “grandes oportunidades, mais até do que os mercados sul-americanos”, onde a concorrência é maior e os custos de produção são bastante mais baixos do que na Europa, adiantou Capoulas Santos.

O comissário Phil Hogan disse hoje, durante a sua intervenção na Assembleia-Geral da AVEC, que a Comissão Europeia “está a desenvolver grandes esforços para aumentar o acesso do agroalimentar europeu aos mercados”, incluindo o setor das aves.

Já foi concluído um acordo com o Vietname, que dará acesso ao setor das carnes, em 2018, a um mercado com 90 milhões de pessoas, foram iniciadas negociações em maio com as Filipinas e este mês com a Indonésia, adiantou o responsável europeu.

Segundo Capoulas Santos, a indústria das aves emprega em Portugal 20 mil pessoas e é excedentária em termos de carne de frango, ultrapassando em mais de 3% as necessidades internas.

Os portugueses são os maiores consumidores europeus de carne de frango fresca (29 quilos anuais para uma média europeia de 23 quilos per capita).

Editado por Mariana de Araújo Barbosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capoulas Santos quer frango nacional nos mercados asiáticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião