Anacom aprova licença 5G para a Dense Air

  • Lusa
  • 26 Novembro 2021

Tal como a Nos, também a Dense Air Portugal já pode dar início à exploração comercial do serviço 5G.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) aprovou esta sexta-feira a emissão do título dos direitos de utilização de frequências (DUF) atribuídos à Dense Air Portugal, no âmbito do leilão 5G, podendo a empresa iniciar a exploração.

“A Anacom aprovou hoje, 26 de novembro de 2021, a decisão relativa à emissão do título dos direitos de utilização atribuídos à Dense Air Portugal”, anunciou, em comunicado, o regulador das comunicações.

O processo do leilão 5G (quinta geração de redes móveis) e de atribuição de frequências fica agora concluído para a empresa, após esta ter efetuado o pagamento dos valores devidos pelo espetro ganho no leilão.

A Dense Air Portugal já pode dar início à exploração comercial das frequências.

Esta empresa já detinha, até 2025, direitos de utilização na faixa de frequências de 3,6 giga-hertz (GHz) “apta para a prestação de serviços compatíveis com o 5G”.

Na mesma nota, a Anacom garantiu que vai continuar a dar “máxima prioridade” à emissão de títulos na sequência da concretização, por parte das empresas, dos pagamentos e “envio das respostas às audiências prévias relativas aos projetos de decisão relativos a esses títulos”.

Também esta sexta-feira o regulador já tinha comunicado a aprovação da emissão do título dos DUF atribuídos à Nos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Anacom aprova licença 5G para a Dense Air

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião