Governo quer mini Lojas do Cidadão em metade das freguesias até 2030
Plano do Governo passa por, até 2030, ter pelo menos 1.441 freguesias com Espaços Cidadão. Há 20 milhões de euros do PT2030 para isso.
O Governo quer que, até 2030, mais de metade das freguesias de todo o país tenham Espaços Cidadão, uma espécie de mini Lojas do Cidadão que agregam vários serviços um único balcão de atendimento. De acordo com o Público (acesso pago), o Executivo reservou para isso 20 milhões de euros em fundos estruturais.
O objetivo é promover a coesão territorial e garantir acesso a serviços essenciais, havendo 20 milhões de euros do Portugal 2030 para o efeito. Em declarações àquele jornal, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aponta que “a ideia é que pelo menos metade das freguesias do país, no final do PT 2030, tenham estes espaços do cidadão”.
Segundo o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, há atualmente 782 Espaços Cidadão em funcionamento, quatro deles em consulados, abrangendo 213 municípios do continente, repartidos por 171 freguesias. Até ao final do ano, está prevista a abertura de 16 novos Espaços Cidadão. Assim, se o território continental contém 2.882 freguesias, o plano passa por, até 2030, ter pelo menos 1.441 freguesias com Espaços Cidadão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer mini Lojas do Cidadão em metade das freguesias até 2030
{{ noCommentsLabel }}