Já pode renovar o CC em 70 Espaços Cidadão

O serviço de renovação do Cartão de Cidadão está disponível em 70 Espaços espalhados pelo país. Este serviço está incluído também no Kit Emigrante.

Já há 70 Espaços Cidadão onde pode renovar o Cartão do Cidadão, se tiver mais de 25 anos. Depois de terem arrancado em Lisboa, estes balcões foram alargados para 21 municípios, nomeadamente no Porto e no Algarve. O serviço de renovação integra também o Kit Emigrante, disponibilizado a partir desta sexta-feira.

Esta medida “vem aproximar os serviços da justiça dos cidadãos, evitando que estes tenham de se deslocar aos grandes centros urbanos para tratar da documentação”, diz a Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, citada em comunicado enviado pelo Gabinete da Ministra da Justiça.

Neste verão, as queixas de filas e dificuldades em tratar de pedidos ou renovação do Cartão do Cidadão multiplicaram-se, com relatos de marcações a demorarem até 150 dias. Para responder a estes problemas, foram reforçados os serviços em algumas Lojas do Cidadão e conservatórias, para além de ser lançada a possibilidade de renovação online do documento.

Kit Emigrante tem doze serviços incluídos

Disponível a partir desta sexta-feira, o Kit Emigrante, criado para ajudar os cidadãos portugueses que residem fora de Portugal e que visitam por esta altura, disponibiliza doze serviços, um dos quais a renovação do Cartão do Cidadão nestes Espaços espalhados pelo país.

O Kit vai também contar com serviços de outros departamentos, como o pedido de certificado de registo criminal, a alteração de morada no Cartão de Cidadão, serviços relacionados com bens imóveis como o acesso à Caderneta e ao Registo Predial, a solicitação ou a simulação de pensões, a revalidação da Carta de Condução e o acesso à certidão permanente do registo automóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pode renovar o CC em 70 Espaços Cidadão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião