Powell alerta que Ómicron aumenta incerteza quanto a inflação
Mais uma variante do novo coronavirus pode arrefecer a economia e a contratação de trabalhadores, bem como aumentar a incerteza quanto à inflação, defende o presidente da Fed.
O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, considera que o aparecimento de mais uma variante do novo coronavirus pode arrefecer a economia e a contratação de trabalhadores, bem como aumentar a incerteza quanto à inflação, já que fatores que a impulsionam poderão continuar no próximo ano.
O recente aumento em casos com o novo coronavirus e a emergência da variante omicron “coloca riscos descendentes para o emprego e a atividade económica e aumenta a incerteza sobre a inflação”, segundo declarações de Powell, preparadas para serem apresentadas aos senadores da comissão da Banca, na terça-feira. A nova variante pode também agravar ainda mais a situação nas cadeias logísticas acrescentou.
Já no discurso, Powell alertou que, embora a Fed continue a esperar que a inflação caia “significativamente” no próximo ano, “parece que os fatores que impulsionam a inflação continuarão no ano que vem”. Desta forma, defende que “está a na altura de retirar o termo temporário da inflação”, sinalizando assim que as taxas de juro deverão mesmo subir mais cedo do que o esperado.
Nas passadas duas semanas, outros dirigentes da Fed têm dito que o banco central deve considerar abandonar a sua política de baixas taxas de juro mais depressa do que planeia, citando a preocupação com o crescimento dos preços, cujo ritmo é o maior de três décadas. Mas as observações de Powell sugerem que a incerteza adicional trazida pela variante Ómicron pode complicar as próximas decisões da Fed.
O presidente da Fed assegurou que serão utilizadas as ferramentas necessárias para lidar com a inflação. Além disso, adiantou também que a retirada de estímulos à economia será discutida na próxima reunião do banco central norte-americano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Powell alerta que Ómicron aumenta incerteza quanto a inflação
{{ noCommentsLabel }}