Parlamento já foi dissolvido sete vezes. Qual foi o resultado?premium

O Presidente da República decidiu a dissolução do Parlamento, após o chumbo do Orçamento do Estado. Na grande maioria das vezes, mudou o partido mais votado. Como será nas eleições de 2022?

O chumbo do Orçamento do Estado para 2022 motivou o Presidente da República a avançar para a dissolução da Assembleia da República, levando assim à realização de eleições antecipadas a 30 de janeiro. Esta é a oitava dissolução do Parlamento desde o 25 de abril, sendo que apenas uma delas não levou a uma mudança no partido mais votado.As primeiras dissoluções em democracia ocorreram com pouco espaçamento: em setembro de 1979, em fevereiro de 1983 e em julho de 1985. Foram as três decretadas por António Ramalho Eanes, Presidente da República entre 1976 e 1986. Na primeira, era o PS que estava no poder, mas as eleições acabaram por dar a vitória à Aliança Democrática, formada pelos partidos PSD, CDS e PPM. Já em 1983, após a demissão do então primeiro-ministro, Francisco Pinto Balsemão, o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.