Nas notícias lá fora: Carros elétricos, IVA reduzido e 5G

  • ECO
  • 6 Dezembro 2021

A proibição de veículos com motores de combustão até 2035 deixará em risco meio milhão de empregos na UE. Bruxelas quer que os Estados-membros limitem a aplicação de taxas reduzidas do IVA.

A proibição de veículos com motores a combustão até 2035 põe em risco meio milhão de empregos na União Europeia, segundo os fornecedores europeus do setor. Bruxelas quer que os Estados-membros limitem a aplicação de taxas reduzidas do IVA. Já a criadora da vacina Oxford/AstraZeneca avisa que uma próxima pandemia pode ser pior do que a atual. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional esta segunda-feira.

Financial Times

Transição para carros elétricos põe em risco 500 mil empregos no setor automóvel

O plano da Comissão Europeia para proibir os veículos com motores a combustão até 2035 põe em risco meio milhão de empregos no setor, avisam os fornecedores europeus de automóveis. Dos 501 mil postos de trabalho, mais de dois terços desapareceriam nos cinco anos anteriores a essa data, segundo uma sondagem a quase 100 empresas da Associação Europeia de Fornecedores Automóveis, Clepa. Porém, um inquérito da PwC também revelou que seriam criados 226 mil novos empregos no fabrico de peças elétricas, o que reduziria as perdas de postos de trabalho para cerca de 275 mil durante as próximas décadas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

El Economista

Bruxelas quer limitar taxas reduzidas do IVA

A Comissão Europeia quer que os Estados-membros limitem a aplicação de taxas reduzidas do IVA. Segundo um relatório de Bruxelas, as taxas reduzidas e isenções custam cerca de 134 mil milhões de euros por ano em arrecadação de receita fiscal. O mesmo relatório aponta para melhorias entre 2015 e 2019, mas alerta para o potencial impacto da pandemia na receita do IVA em 2020, que ainda não é conhecido.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Reuters

Alibaba vai reorganizar negócio de e-commerce e nomear novo CFO

O grupo chinês Alibaba anunciou que vai reorganizar os seus negócios internacionais e domésticos de comércio eletrónico e substituir o seu administrador financeiro. A nova estrutura será formada por uma unidade de comércio digital internacional, que incluirá o AliExpress, e por uma unidade de comércio digital na China, de modo a tornar o negócio mais ágil e acelerar o crescimento. O novo CFO será o atual subdiretor financeiro, Toby Xu, que sucederá a Maggie Wu a partir de abril.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

Cinco Días

Telefónica acelera projetos industriais de 5G

A Telefónica anunciou o início da comercialização de serviços 5G para a indústria em Espanha, entrando agora nessa fase após ter acelerado o desenvolvimento de projetos-piloto nos seus mercados europeus — Alemanha, Reino Unido e Espanha –, que ajudaram a moldar as soluções tecnológicas que podem agora ser implantadas.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Guardian

Criadora da vacina contra Covid-19 da Oxford diz que próxima pandemia será pior

“Esta não será a última vez que um vírus ameaça as nossas vidas e o nosso modo de vida”, avisou Sarah Gilbert, professora de vacinologia na Universidade de Oxford, cuja equipa desenvolveu a vacina Oxford/AstraZeneca, acrescentando que “a próxima pandemia poderá ser mais contagiosa, ou mais letal, ou ambos”. Nesse sentido, a cientista defende um maior investimento “nas pessoas, na investigação, no fabrico e nas instituições”, equivalente ao financiamento para as forças armadas, a inteligência e a diplomacia.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Carros elétricos, IVA reduzido e 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião