Portugal regista mais 5.286 casos e 15 mortos com Covid-19

Último balanço da DGS dá conta de 5.286 novos casos no país em 24 horas e de 15 vítimas mortais.

Portugal registou 5.286 novos casos de infeção pelo coronavírus nas últimas 24 horas, tendo ainda contabilizado ainda mais 15 óbitos associados à Covid-19, de acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde desta quarta-feira.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o país contabiliza um total de 1.177.706 infeções e 18.587 óbitos.

É o número mais elevado de casos diários dos últimos seis dias, numa altura em que as autoridades de saúde apontam para uma tendência de agravamento da pandemia em Portugal nas próximas semanas. Por causa disso, o Governo avançou com medidas de restrição, como a semana de contenção entre 2 e 9 de janeiro, em que o teletrabalho voltará a ser obrigatório.

Isto acontece apesar da elevada taxa de vacinação no país, que tem contribuindo para a reduzida mortalidade da doença, apesar do aumento das infeções. Na próxima semana será a vez de as crianças entre os cinco e os 11 anos serem também vacinados.

De acordo com o boletim desta quarta-feira, recuperaram do vírus 3.021 pessoas. Neste momento, os casos ativos totalizam os 62.834, sendo que a maioria está a recuperar em casa. Há menos 19 internamentos face ao balanço anterior, num total de 917 internados, dos quais 138 estão em unidades de cuidados intensivos (mais cinco em relação ao dia anterior).

A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 1.796 casos e quatro mortos, sendo a região com mais novas infeções confirmadas. Segue-se o Norte, com 1.600 novos casos e duas mortes. A região Centro teve mais mortos, num total de cinco, tendo ainda registado 1.315 casos.

O Algarve contabilizou 338 casos e três óbitos. As outras regiões apresentam números de casos e mortes mais baixos: o Alentejo observou 122 novos casos e uma morte, Açores e Madeira não tem vítimas mortais a lamentar, tendo contabilizado 34 e 81 casos, respetivamente.

Quanto à matriz de risco, a incidência de infeções do vírus e o índice de transmissibilidade (Rt) aumentaram a nível nacional, passando para 438,4 casos por 100 mil habitantes e 1,11, respetivamente.

Considerando apenas Portugal continental, a incidência registou também um crescimento de 413,9 casos por 100 mil habitantes para 442,1.

Já Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – manteve-se em 1,11 ao nível de Portugal continental.

(Notícia atualizada às 14h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regista mais 5.286 casos e 15 mortos com Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião