Custos de construção de casa nova disparam 7,4%. É a maior subida desde 2008

Crise das matéria-prima e de escassez mão-de-obra está a encarecer a construção de habitações novas. Custos dispararam mais de 7% em outubro, a maior subida desde agosto de 2008.

Os custos de construção de habitação nova dispararam 7,4% em termos homólogos em outubro, segundo a estimativa divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se da maior subida desde agosto de 2008.

O preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, aumentos de 8,8% e de 5,4% face ao período homólogo, de acordo com o gabinete de estatísticas português, refletindo a crise de escassez no mercado. No caso da mão-de-obra, também é o maior avanço dos últimos 13 anos.

alguns meses que os custos de construção de casas novas estão a disparar, depois de um período de grande estabilidade ao longo da última década, mesmo durante o período da intervenção da troika, entre 2011 e 2014, e do impacto inicial da pandemia, no ano passado.

Custo para construir casa nova continua a disparar

Fonte: INE

O setor da construção é um dos que tem sido mais afetado pela escassez de trabalhadores, com a confederação que representa o setor, a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, a dar conta da falta de 70 mil trabalhadores.

Além disso, a indústria também tem sido pressionada pelo aumento dos custos das matérias-primas, dos preços da energia e dos materiais de construção, tendências que se verificam a nível mundial e que só deverão estabilizar ao longo do próximo ano, segundo os analistas.

(Notícia atualizada às 11h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos de construção de casa nova disparam 7,4%. É a maior subida desde 2008

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião