Esperar nova bazuca europeia em futura crise é uma “ilusão”, diz Poul Thomsenpremium

O ex-quadro do FMI responsável pela Europa critica fortemente a política monetária dos bancos centrais, incluindo o BCE, e diz que é contra o relaxamento das regras orçamentais na Zona Euro.

Poul Thomsen considera que é inevitável que haja uma nova crise das dívidas soberanas, tal como aquela que há uma década o trouxe à Grécia e a Portugal, se os países do Sul da Europa não fizeram as reformas estruturais necessárias para se aproximarem do Norte da Europa. O ex-chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal diz em entrevista ao ECO que é contra o relaxamento das regras orçamentais na Zona Euro que está a ser discutido a nível europeu e deixa fortes críticas à ação da política monetária dos bancos centrais, incluindo o Banco Central Europeu (BCE). É possível que daqui a uns anos estejamos a falar de uma nova crise das dívidas soberanas na Zona Euro? Se não começarmos a fazer reformas estruturais para reduzir as diferenças estruturais entre o Norte e o Sul,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.