Marques Mendes: Nota de Marcelo “mata politicamente” Centeno

Comentador disse que a gestão do tema "Caixa" pelo Governo tem sido "desastrosa" e que, por isso, a "boa notícia" da redução do défice passou despercebida.

Marques Mendes disse, este domingo, que a nota de Marcelo Rebelo de Sousa sobre Mário Centeno “mata politicamente” o ministro das Finanças. No habitual comentário de domingo, na Sic, Marques Mendes disse que a gestão do tema “Caixa” por parte do Governo tem sido “desastrosa”. “Quanto mais tarde isto for esclarecido, pior para o Governo. São semanas em que as boas notícias passam despercebidas e Domingues vai fritando em lume brando”, disse.

Já sobre a forma como Marcelo geriu o processo, Marques Mendes considera que o Presidente “só beneficia em não falar sobre este assunto”.

“O Presidente, na questão de fundo, teve razão desde o primeiro dia e o Constitucional deu-lhe total razão. (…) Sobre a nota, mata politicamente Mário Centeno. Se eu recomendasse alguma coisa, recomendaria ao Presidente que não tivesse nenhuma posição sobre esta matéria. Acho que deve aguardar, não tem qualquer papel nesta matéria”, disse.

António Domingues é um elemento vital: está nas mãos de Domingues o futuro de Mário Centeno. Se Domingues revelar os sms que diz que tem, é evidente que Mário Centeno pode estar em risco”, disse, acrescentando que Domingues estará “mortinho” por mostrar os sms. “Mário Centeno é o grande protagonista em termos de responsabilidades: já toda a gente percebeu que ele fez um acordo com Domingues. Se é escrito, verbal, não está em causa. Neste momento o grande problema de Centeno é não querer ir até ao fim para explicar a situação“.

Marques Mendes disse que, mesmo com bons resultados face à situação da economia e , Mário Centeno deveria explicar toda a situação. “As coisas não estão a correr mal ao Governo. Quanto à oposição, não tenho dúvidas de que é uma certa guerrilha partidária”, sublinhou. “Pelos vistos há sms. Alegadamente já foram vistos pelo Presidente da República. Então e o Parlamento? Não tem direito?”, questionou. “Este é o caso mais sério do Governo desde que assumiu funções.”

Sobre os dados de crescimento da economia, divulgados esta semana, Marques Mendes admitiu serem boas notícias. “Até pode ficar em 2%. É um grande resultado para o país. Menos défice é menos dívida. Segundo, vai permitir sair do procedimento de défice excessivo. E porque facilita a redução do défice para este ano”, disse ainda Marques Mendes. “Esta é uma ironia. O partido socialista tanto acusou Passos Coelho. Acho que um défice mais baixo é bom. E se foram além das exigências de Bruxelas. Em circunstâncias normais daria para o Governo fazer festa durante uma semana mas passou quase despercebido.

“Este ano de 2017, em termos económicos, vai ser um ano muito melhor do que o que passou”, acrescentou o comentador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes: Nota de Marcelo “mata politicamente” Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião