Excesso de mortalidade em Portugal foi o 6.º mais baixo da UE em outubro

Em outubro, voltou a registar-se um aumento no excesso de mortalidade na União Europeia, pelo 3.º mês consecutivo. Portugal está em 21.º lugar e bastante abaixo da média do bloco comunitário.

Em outubro, o excesso de mortalidade na União Europeia (UE) voltou a aumentar pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 17%, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat. As taxas dos Estados-membros continuam a oscilar entre subidas e recuos, sendo que Portugal tem a sexta taxa mais baixa do bloco comunitário, situando-se em 21º lugar.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, em março do ano passado, o excesso de mortalidade no bloco comunitário teve dois ciclos. Um primeiro entre março e maio de 2020, tendo atingido o “pico” em abril desse ano: mais 25% óbitos do que a média registada no mesmo mês entre 2016 e 2019. Este “pico” voltaria a ser superado na segunda vaga da pandemia, com o mês de novembro de 2020 a registar um aumento de 40% no excesso de mortes, face ao período homólogo entre 2016 e 2019.

Não obstante, olhando especificamente para este ano, depois de ter atingido um mínimo de 5% face à média de óbitos entre 2016-2019 na UE, este indicador tem vindo a aumentar novamente há três meses consecutivos, tendo aumento 8% em agosto, 12% em setembro e 17% em outubro.

Excesso de mortalidade na UE em outubro de 2021Fonte: Eurostat

As taxas dos Estados-membros continuam a oscilar entre subidas e recuos, sendo que em outubro a Roménia é o país com o maior aumento (110%) no excesso de mortalidade em outubro, face ao período homólogo, seguida pela Bulgária (73,3%) e pela Letónia (50,7%).

Quanto a Portugal está quase no final da tabela, na 21.ª posição, e apenas ultrapassado pela Suécia (-0,3%), Itália (2%), Espanha (5,4%), França (5,9%) e Hungria (6,3%). Neste contexto, em outubro, o excesso de mortalidade em território nacional situou-se nos 7,7% face à média de 2016-2019, isto é, bastante abaixo da média europeia (17%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excesso de mortalidade em Portugal foi o 6.º mais baixo da UE em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião