EMA recomenda segunda dose da vacina da Janssen dois meses após a primeira
O regulador europeu recomenda a administração de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Janssen, dois meses após a primeira toma.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda a administração de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Janssen dois meses após a primeira toma.
“O Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA concluiu que uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Janssen pode ser administrada pelo menos dois meses após a primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais“, refere um comunicado divulgado esta quarta-feira.
Além disso, a entidade liderada por Emer Cooke sinaliza ainda que uma dose de reforço da Janssen pode ser administrada a pessoas que tenham concluído a vacinação primária com as vacinas da Pfizer e da Moderna.
Esta recomendação surge na sequência de evidência científica que aponta que a administração de uma dose de reforço da vacina da Janssen, pelo menos dois meses depois da administração da primeira dose, resulta num “aumento dos anticorpos contra o SARS-CoV-2”. Não obstante, a EMA adianta que o risco de trombose, um dos “efeitos muito raros” identificados nesta vacina, ainda não é conhecido com a administração deste reforço e está a ser “monitorizado cuidadosamente”.
Em Portugal, os cidadãos que receberam a vacina de dose única da Janssen estão já a receber uma dose de reforço, com a vacina da Pfizer ou da Moderna, sendo que o processo está a decorrer por faixa etária decrescente. Na segunda-feira, abriu o auto-agendamento para os maiores de 50 anos. Segundo a norma 002/2021 da DGS, os cidadãos que receberam a dose da Jassen devem receber uma dose de reforço a partir dos três meses após a primeira toma.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EMA recomenda segunda dose da vacina da Janssen dois meses após a primeira
{{ noCommentsLabel }}