Avanço da Covid-19 trava atividade na Zona Euro em dezembro

  • Lusa
  • 16 Dezembro 2021

Atividade na Zona Euro abranda em dezembro face aumento de contágios por Covid, afetando o setor dos serviços e empurrando as encomendas da área para o nível mais baixo desde maio.

A atividade na Zona Euro abrandou em dezembro devido ao aumento dos contágios com Covid-19, que pesou no setor dos serviços, enquanto os preços mantiveram uma forte tendência ascendente, anunciou esta quinta-feira a consultora Markit.

O indicador flash PMI (Purchasing Managers’ Index) composto publicado esta quinta-feira pela consultora Markit desceu para 53,4 pontos em dezembro, contra 55,4 em novembro e o nível mais baixo em nove meses, mas ainda acima dos 50 pontos que separam o crescimento da contração.

A Markit explica que a desaceleração da atividade se deveu ao abrandamento do setor dos serviços perante a “queda acentuada” do turismo e lazer devido ao recrudescimento da pandemia e à imposição de novas restrições.

As encomendas do setor dos serviços caíram para o nível mais baixo desde maio.

Esta evolução não pôde ser compensada por uma maior produção da indústria transformadora, impulsionada por menores problemas de abastecimento, afirma a Markit.

A atenuação dos problemas de abastecimento também ajudou a abrandar as pressões inflacionistas, com os preços pagos e cobrados a subir menos acentuadamente do que em novembro, embora os custos mais elevados de transporte marítimo, energia e mão-de-obra continuassem a impulsionar os preços.

O crescimento do emprego foi sustentado em dezembro, especialmente na indústria transformadora.

As expectativas para o futuro melhoraram perante as esperanças de resolver os problemas de abastecimento, embora tenham permanecido no segundo nível mais baixo desde janeiro devido à pandemia.

Por países, na Alemanha o crescimento estagnou devido à queda de novas encomendas, enquanto em França a atividade cresceu “a um ritmo sólido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avanço da Covid-19 trava atividade na Zona Euro em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião