Uso de máscara na rua vai voltar a ser obrigatório em Espanha
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, convocou um Conselho de Ministros extraordinário para quinta-feira que visa restabelecer a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção na via pública.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, convocou um Conselho de Ministros extraordinário para quinta-feira que visa voltar a tornar obrigatório o uso de máscara de proteção na via pública, uma medida exigida por várias comunidades autónomas do país e que o Executivo decidiu aprovar através de um decreto-lei antes de 24 de dezembro, véspera de Natal, avança o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).
A obrigatoriedade do uso de máscara na rua não se aplicará, contudo, em zonas rurais, no campo ou na praia – desde que a distância mínima de 1,5 metros entre cada pessoa seja respeitada – e durante a prática de desportos ao ar livre. Esta exceção foi pedida, nomeadamente, pelos presidentes das comunidades autónomas de Andaluzia, Castela-Mancha, Valência, Galiza e País Basco. Apenas a presidente de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, rejeitou a obrigação de usar máscara na rua “se houver distância”.
A reunião extraordinária foi convocada numa altura em que a onda de contágios provocados pela nova variante de Covid-19, a Ómicron, ameaça o sistema de saúde do país. “Não recuámos até março do ano passado porque a variante é diferente e porque fomos muito longe na vacinação. A situação é diferente e, por isso, não vamos aplicar as medidas que então aplicámos”, disse Sánchez, que garantiu estar “plenamente consciente do cansaço” da população após quase dois anos de pandemia e seis vagas de infeções que resultaram, segundo os dados oficiais, em quase 90.000 mortos.
Adicionalmente, o chefe do Governo espanhol insistiu na necessidade de “intensificar” a vacinação da população, através de uma dose de reforço para fazer frente a mais uma onda de infeções do SARS-CoV-2, salientando que a medida está a revelar-se muito eficaz na redução das hospitalizações. Como tal, Sánchez decidiu também reforçar as equipas regionais de vacinação e as equipas de rastreamento com militares das Forças Armadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uso de máscara na rua vai voltar a ser obrigatório em Espanha
{{ noCommentsLabel }}