5 coisas que vão marcar o dia

O dia da véspera de Natal é dominado por várias condicionantes da época festiva, dos transportes aos mercados, passando pelos serviços públicos e pela vacinação contra a Covid-19.

Com a agenda política, empresarial e económica quase suspensa, por virtude das festividades natalícias, o principal destaque nos mercados vai para as sessões mais curtas na negociação em bolsa, incluindo na praça portuguesa. Tome nota dos condicionalismos nos transportes, na área da saúde ou na Função Pública.

Bolsa de Lisboa encerra mais cedo

Diz-se que os mercados não páram, mas não é bem assim. Depois de já ter desligados os ecrãs de negociação durante três dias ao longo do ano – no dia de Ano Novo, na Sexta-Feira Santa e na segunda-feira de Páscoa –, a Bolsa de Lisboa vai ter esta sexta-feira um horário mais curto do que o habitual. A sessão vai abrir como habitualmente, ou seja, pelas 8h, mas o encerramento das negociações acontecerá às 13h, tendo em conta a data festiva.

Greve dos rebocadores e nos call centres

Os rebocadores iniciam uma paralisação, que se prolonga até ao final do dia de 2 de janeiro, em protesto contra a crise que afeta as empresas de pronto-socorro, com tabelas de preços que dizem estar inalteradas há mais de 20 anos. Também o Sindicato dos Trabalhadores de Call Center convocou uma greve pelo aumento de salários, fim da precariedade, reconhecimento da profissão e promoção da contratação coletiva. Abrange quem trabalha em funções de front-office e back-office, em trabalho presencial ou teletrabalho, seja em regime de outsourcing, prestação de serviços ou outro. O pré-aviso excluiu quem presta “serviços socialmente imprescindíveis, nomeadamente linha SNS24 e outros de saúde pública, apoio ao INEM, apoio a forças de segurança e linha de apoio à vida”.

Transportes públicos condicionados no Porto e em Lisboa

O serviço do Metro do Porto encerra mais cedo esta sexta-feira do que no resto do ano, com as últimas partidas em todas as linhas a fazerem-se por volta das 20h00. No dia de Natal, o funcionamento é retomado pelas 9h00, e não às 6h00, como habitualmente. Já em Lisboa, o metropolitano vai estar a funcionar até às 22h00 e recomeça a circulação às 8h00 de dia 25 de dezembro. Nos autocarros, a Carris vai fazer alterações de serviço para adequar a oferta à redução esperada da procura, com o horário das férias escolares a nortear também as frequências dos autocarros e elétricos da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), só voltando ao habitual a 10 de janeiro.

Centros de vacinação estão de portas fechadas

Os centros de vacinação contra a Covid-19 vão estar encerrados esta sexta-feira (tal como nos dias 25, 26 e 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro). A Direção-Geral da Saúde informou já que, até ao final do ano, só estarão abertos nos dias 27,28, 29 e 30. Atualmente, está em curso o processo de vacinação com a dose de reforço de pessoas com 40 ou mais anos e maiores de 50 anos que tenham recebido a vacina da Janssen. A vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos começou no passado fim de semana, em que foram inoculados mais 95 mil menores a partir dos nove anos, mas o processo só será retomado a partir de 6 de janeiro.

Tolerância de ponto na Função Pública

Se estava a pensar aproveitar a véspera de Natal para tratar de algum assunto com o Estado, saiba que os funcionários públicos têm tolerância de ponto esta sexta-feira – assim como no próximo dia 31 de dezembro. A decisão foi tomada esta semana pelo Governo e foi anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, no final do Conselho de Ministros extraordinário, onde foram decididas as novas medidas de contenção para travar o contágio da Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião